VENÂNCIO AIRES

Avança trabalho para construção de casas na área do antigo Instituto Penal de Mariante 

Publicado em: 08 de janeiro de 2025 às 19:29
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Estrutura foi demolida em julho por uma empresa de Canoas

    Foto: Prefeitura de Venâncio Aires

    Após a demolição dos prédios do complexo do antigo Instituto Penal Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires, a Administração Municipal está em uma nova etapa de preparação do terreno.

    O local irá receber 72 casas, através de um projeto do Governo do Rio Grande do Sul, destinadas para as famílias que foram atingidas pela enchente de maio do ano passado. A área que tem 5,7 hectares, está recebendo trabalhos de limpeza e terraplenagem da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP).

    Paralelamente, uma licitação está encaminhada para a infraestrutura urbanística, que contempla pavimentação, rede de abastecimento de água, rede de esgoto sanitário e rede de abastecimento de energia elétrica.

    Nesta semana, o prefeito Jarbas da Rosa visitou o local acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Sid Ferreira, e do Planejamento, Deizimara Souza, e cobrou agilidade nos trabalhos. “Serão cerca de 45 a 60 dias com máquinas e caminhões para limpeza e alinhamento do terreno. Em seguida, já poderemos disponibilizar ao Estado, já que a infraestrutura urbanística pode acontecer em paralelo à montagem das unidades habitacionais”, explicou a secretária.

    A Administração Municipal deve investir até R$ 4,1 milhões na infraestrutura urbanística do local, enquanto as casas anunciadas pelo governo do Estado serão construídas com painéis de concreto pré-moldado, com 44 metros quadrados, dois dormitórios, sala com cozinha conjugada e banheiro, num investimento total de cerca de R$ 4 milhões.

    O Executivo de Venâncio Aires aguarda autorização da empresa Rota de Santa Maria para o projeto de acesso ao novo loteamento, às margens da RSC-287. A rodovia, sob concessão privada, será duplicada nos próximos anos e deve prever modelo de acesso diferenciado ao local que abriga ainda Escola Estadual, ginásio de esportes e uma nova Unidade Básica de Saúde.