Estrutura foi demolida em julho por uma empresa de Canoas
Após a demolição dos prédios do complexo do antigo Instituto Penal Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires, a Administração Municipal está em uma nova etapa de preparação do terreno.
O local irá receber 72 casas, através de um projeto do Governo do Rio Grande do Sul, destinadas para as famílias que foram atingidas pela enchente de maio do ano passado. A área que tem 5,7 hectares, está recebendo trabalhos de limpeza e terraplenagem da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP).
Paralelamente, uma licitação está encaminhada para a infraestrutura urbanística, que contempla pavimentação, rede de abastecimento de água, rede de esgoto sanitário e rede de abastecimento de energia elétrica.
Nesta semana, o prefeito Jarbas da Rosa visitou o local acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Sid Ferreira, e do Planejamento, Deizimara Souza, e cobrou agilidade nos trabalhos. “Serão cerca de 45 a 60 dias com máquinas e caminhões para limpeza e alinhamento do terreno. Em seguida, já poderemos disponibilizar ao Estado, já que a infraestrutura urbanística pode acontecer em paralelo à montagem das unidades habitacionais”, explicou a secretária.
A Administração Municipal deve investir até R$ 4,1 milhões na infraestrutura urbanística do local, enquanto as casas anunciadas pelo governo do Estado serão construídas com painéis de concreto pré-moldado, com 44 metros quadrados, dois dormitórios, sala com cozinha conjugada e banheiro, num investimento total de cerca de R$ 4 milhões.
O Executivo de Venâncio Aires aguarda autorização da empresa Rota de Santa Maria para o projeto de acesso ao novo loteamento, às margens da RSC-287. A rodovia, sob concessão privada, será duplicada nos próximos anos e deve prever modelo de acesso diferenciado ao local que abriga ainda Escola Estadual, ginásio de esportes e uma nova Unidade Básica de Saúde.
Notícias relacionadas
Eclipse lunar, chuva de meteoros e conjunções: veja fenômenos astronômicos de 2025
Observatório Nacional antecipa os principais acontecimentos que poderão ser vistos a olho nu neste ano. Em março tem eclipse da Lua
MEC investe em cursos de qualificação profissional no RS
São ofertadas 762 vagas, com recursos do Pronatec. Os 13 cursos são nas áreas de elétrica, mecânica, montagem, construção civil, pintura e soldagem
Operação Verão Total registra 225 salvamentos em 16 dias
Os dados estão no balanço do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul
MPRS atuou em mais de 1,7 mil plenários com média de 84% dos réus condenados
Do total realizado no ano, 21,45% foram casos de tráfico de drogas e 13,62% de feminicídios