Restauração contou com a colaboração do governo da Suíça e da embaixada da Suíça, do Ministério da Cultura e da Universidade Federal de Pelotas
Em ato realizado nesta quarta-feira (8) no Palácio do Planalto, 21 obras restauradas após o 8 de janeiro retornaram oficialmente ao acervo da Presidência da República – incluindo um relógio pêndulo do século 18 e um quadro do artista Di Cavalcante. Considerada uma das obras mais importantes de todo acervo presidencial, a tela de Di Cavalcanti foi rasgada em sete pontos diferentes, não se sabe ao certo se por uma faca ou punhal. “A preservação desse legado que une cultura, história e democracia é responsabilidade de todos”, destacou a primeira-dama Janja da Silva, durante a cerimônia.
“A memória é um dos alicerces mais importantes da nossa identidade enquanto brasileiros. Sua preservação não é a apenas uma homenagem ao passado, mas também um compromisso com o futuro”, disse. “O restauro das obras de arte do palácio é a parte desse esforço comum com a nossa democracia. Não conseguiram impedir a liberdade nem destruir a beleza. Contra a violência e cinza do autoritarismo, fazemos brotar o colorido da nossa cultura e a alegria do nosso povo”.
A restauração das peças, segundo Janja, contou com a colaboração do governo da Suíça e da embaixada da Suíça no Brasil, do Ministério da Cultura por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Universidade Federal de Pelotas.
Notícias relacionadas
Prazo de inscrição para o 30º Festival de Terno de Reis encerra nesta quarta-feira
A Secretaria de Cultura e Esportes de Venâncio Aires informa que encerra, nesta quarta-feira (8), o prazo para inscrições dos grupos interessados em se apresentarem mo 30º Festival de Terno de Reis. A inscrição, que é gratuita, deve ser realizada…
Escolha da Corte do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires é no domingo
Programação será realizada na sede comunitária de Linha Marechal Floriano
Dia do Leitor: amor que iniciou na infância e se fortaleceu ao longo dos anos
Integrante de um clube do livro, Rita Carolina Ellert fala sobre o hábito e suas leituras preferidas
Olmar Kulmann é o novo vocalista da banda Os Atuais
O cantor irá dividir os microfones com Paulinho Dill, que está se recuperando de um acidente e deve voltar aos palcos em breve