Cerimônia de transmissão do cargo ocorre nesta quinta-feira e quem assume é o tenente-coronel Fernando Barcellos da Rosa
O coronel de Infantaria Christian Augusto dos Santos Cravo está deixando o comando do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul. A partir desta quinta-feira (9), quando ocorre a cerimônia de transmissão do cargo, quem assume o posto é o tenente-coronel Fernando Barcellos da Rosa. Após dois anos de comando da Organização Militar, coronel Cravo terá um período de férias e em março seguirá para Buenos Aires, na Argentina, onde vai realizar um curso superior de defesa até dezembro deste ano.
O militar assumiu o comando do 7º BIB em 14 de dezembro de 2017, após servir no Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro, como Oficial de Estado-Maior. Desde então, viveu um período intenso, que envolveu, segundo ele, o cumprimento do calendário de instrução e as atividades de contato com a sociedade. Entre os aspectos dos quais se orgulha está a aproximação da organização com as pessoas, que foi sendo trabalhado através de ações realizadas ao longo dos anos e que expandiram o conhecimento da operacionalidade do Batalhão. “Preparamos uma série de atividades para mostrar um pouco do trabalho do exército, tivemos escolas visitando o quartel e alguns grupos específicos, como um dia voltado à imprensa”, relembra.
Ao atuar pela terceira vez em Santa Cruz, anteriormente como oficial de operações, de 2010 a 2011, e como subcomandante, de 2012 a 2013, coronel Cravo não esconde a admiração pela cidade. Além da integração entre a comunidade local e o exército, destaca a qualidade de vida proporcionada aos moradores e visitantes. “Isso é possível através da economia saudável, da limpeza e organização das ruas e demais locais, da oferta de uma série de serviços como lazer, entretenimento e saúde, bem como de boa mobilidade e de bons índices de segurança”, frisa o comandante.
Prestes a passar o comando, o militar expressa a alegria em ter comandado a unidade. “Saio com enorme satisfação por ter conseguido realizar as atividades de instrução e as atividades junto à sociedade, dentro das possibilidades e limitações”, completa.
TRAJETÓRIA
Foi declarado aspirante a oficial, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 1994; de 1995 a 1997 serviu em Tabatinga, no Amazonas, onde fez o curso de operações na selva e o curso básico paraquedista; entre 1998 e 2001 serviu na Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro; em 2002 já no posto de capitão, fez o curso de aperfeiçoamento de oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), no Rio de Janeiro; de 2003 até 2005 serviu em São Leopoldo, e através desta unidade foi para o Haiti, em 2004 , no primeiro contingente da missão de paz; de 2006 até 2009, foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; de 2010 a 2013, serviu em Santa Cruz do Sul como Major Oficial de Operações e como subcomandante do Batalhão; em 2014 e 2015, realizou curso de comando e estado-maior do exército na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro; após passou dois anos na Brigada de Infantaria Paraquedista novamente; e em dezembro de 2017 assumiu o comando do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB).
Notícias relacionadas
Casa De Carnes Zé Rosado: seis anos de tradição e referência em Santa Cruz
Empreendimento está localizado na Rua Professora Alice Simões Píres, nº 360, no bairro Santa Vitória
Desenvolvimento da região e seca: Adriana Bender, com o baralho cigano, apresenta as previsões para 2025
Ela traz uma perspectiva do cenário econômico, político, esportivo e da saúde do país para o próximo ciclo
Vera Cruz terá feira de adoção de animais nesta sexta-feira
Estarão disponíveis para acolhimento responsável diversos cães e gatos
Patrulha Ambiental de Rio Pardo intensifica fiscalização durante a piracema
Soldado Lucas Neves explicou o que é permitido na região durante o período