Cultura e Entretenimento

Rio Pardo recebe espetáculo de Natal neste fim de semana

Publicado em: 07 de dezembro de 2023 às 08:55 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:24
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Divulgação/Gelson Pereira
    compartilhe essa matéria

    Peça “Sofia – A Menina que Odiava o Natal” será apresentada no Centro Regional de Cultura

    O que aconteceria se uma menininha que não gosta nenhum pouco do Natal fosse a única capaz de salvá-lo? Quem quiser descobrir terá mais uma oportunidade neste fim de semana. A peça “Sofia – A Menina que Odiava o Natal” retorna ao Centro Regional de Cultura de Rio Pardo, com apresentações no sábado (9) e no domingo (10). 

    Leia também: Feirão de Imóveis ocorre neste final de semana em Santa Cruz

    No sábado a programação inicia as 20h30min. Já no domingo, o espetáculo começa as 19h30min. Os ingressos podem ser adquiridos antecipaamente, no valor de R$ 15, no Centro Regional de Cultura, com a Andarilhos Companhia Teatral ou pelo telefone (51) 9 9654-7275. 

    A história de Sofia é regada por muita fantasia e diversão. Na noite que considera a mais triste do ano, a menina ranzinza é surpreendida por duas renas atrapalhadas. Os irmãos Artur e Artófus, ao lado do irritadiço duende Petrúncio, precisarão convencer a garotinha de que ela é a única capaz de salvar o Natal. Será que os três conseguirão derreter o coração da pequena para que ela embarque nessa aventura?

    O espetáculo é uma produção da Andarilhos Companhia Teatral e tem duração de cerca de uma hora. Embora tenha apelo infantil, a peça repleta de humor e sensibilidade é indicada para todas as idades. O texto de Sofia, de autoria da jornalista Letícia Mendes, aborda temas como amizade, empatia e solidariedade. A direção é de Dmitri Rodrigues. "Foi um espetáculo pensado para o público infantil, mas é incrível como a peça consegue sensibilizar a todos, independentemente da idade. Todo mundo que for assistir vai se emocionar de alguma forma", garante o diretor.

    Família

    Esta é a terceira temporada de Sofia, que foi apresentada pela primeira vez em dezembro de 2019 e retornou no ano passado. De lá para cá, o elenco passou por mudanças e essa história, inclusive, chegou a ser transformada num livro infantil. Em outubro deste ano, o espetáculo fez parte de uma apresentação da Andarilhos na Comunidade Quilombola Rincão dos Negros, em Rio Pardo.

    Mais uma vez, Sarah Raffaella Romano é quem vai dar vida à Sofia. Assim como a menininha, que é criada pela tia, a atriz também foi adotada quando criança, o que lhe deixa ainda mais próxima da personagem. "A peça em si aborda questões muito importantes, mas a minha favorita é a família. O que caracteriza uma família? Nesta peça a gente vai entender o que realmente é família. Acredito que família são aquelas pessoas que estão com a gente. A Sofia tem uma história de vida muito parecida com a minha. Me sinto muito orgulhosa dessa personagem", conta Sarah.

    Além dela, estão na peça os atores Anderson Andrade e Miguel Rodrigues, que dão vida às renas Artófus e Artur, e Eduardo Sosa, que interpreta o duende Petrúncio. O elenco é composto ainda por Jéssica Alves, como tia Magnólia, Rafaela Schild, que se divide em três papéis, como Doris, Catarina e senhora Brahm, e Kauê Santos, como Henrique e senhor Brahm.

    "É uma peça para as crianças irem, se divertirem, mas para lembrar aos pais também que eles já foram crianças e não precisam esquecer essa essência. Espero que essa peça, com toda a magia do Natal, traga um pouquinho de magia e brilho à vida das pessoas que vão assistir. Que além de saírem de lá felizes, realizadas, saiam com um propósito, e uma lembrança muito boa. E nunca se esqueçam da magia de ser criança", diz a protagonista.

    A Andarilhos

    Formada em Rio Pardo, a Andarilhos Companhia Teatral foi criada em julho de 2015. Desde lá, vem realizando produções independentes. Apresentou nesse período as peças “O Gran Circo Verona”, “Francisco” e “A Estrada para o Novo Mundo” e "O Desaparecimento na Mansão Popcorn", esta última disponibilizada em vídeo no Youtube.

    Já Sofia foi transformada em livro infantojuvenil, por meio do Prêmio Aldir Blanc da prefeitura de Rio Pardo. A obra foi distribuída nas escolas municipais de Rio Pardo. Da mesma forma, a peça “O Povo que Desaprendeu a Dançar” também foi adaptada para livro, que foi distribuído em diversos pontos da região, por meio do edital FAC Publicações do Governo do Estado.