Geral

Do canto à trilha: Vale do Sol abre festejos com arte e esporte

Publicado em: 07 de novembro de 2023 às 11:20 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:43
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Programação segue a partir da quarta-feira com a Feira do Livro e se estende até a noite sábado, com a Escolha das Soberanas

    De encantar os olhos. Os dois primeiros dias da Semana do Município de Vale do Sol foram de muita arte, com dança e música, que não apenas comoveram o público, mas encheram de orgulho os corações vale-solenses que presenciaram as belezas artísticas da cidade.

    Nas rodinhas

    A primeira noite foi na sexta-feira (3), no Ginásio da S.C.E. Trombudo, com apresentação do grupo de patinação XLise. Com diferentes coreografias, manobras e trajes, representando diversos temas. A equipe, formada desde crianças até adultos arrancou suspiros do público com as manobras e aplausos com a delicadeza na dança realizada com patins. De acordo com o professor Maurício Estraich, que em dado momento representou o “Mickey Mouse” da Disney, a experiência foi emocionante e recompensadora. “É muito bom vir aqui e dançar e pôr em prática o que tanto treinamos. Nos enche de orgulho ver nossos pequenos perfomando tão bem diante de tantas pessoas, sem medo, apenas aproveitando”, revelou Estraich.

    As vozes do Vale

    Na noite de sábado (4), o Encontro de Corais reuniu cantores de diferentes municípios do Vale do Rio Pardo. O Coral Adulto e Infanto-juvenil de Vale do Sol foi aplaudido efusivamente a cada música e a sincronia de mais de uma dezena de vozes também trouxe emoção ao público sentado nos bancos da Paróquia São José.
    Em uma mescla de juventude e experiência, o Coral  Municipal Adulto de Vale do Sol abriu a festividade. Thuenso Franco, de 18 anos, canta pelo grupo há 12, mas ainda relata o nervosismo ao subir ao palco. “Tenho bastante medo. Mas ao mesmo tempo é muito bom se apresentar para tanta gente e ver eles gostando do que estamos fazendo”, conta. Por outro lado, Manfred Rancke, de 50 anos e 25 de carreira, conta que já se acostumou com este sentimento. “Quando subimos só vai. É tranquilo e é muito prazeroso”, pontuou.

    Após o grupo vale-solense, o Coral Municipal de Arroio do Tigre subiu ao palco e performou, com muito tradicionalismo. O presidente do grupo, Cleo Adriano de Oliveira, declamou sua admiração pelo município ao pegar o microfone. “O Dr. Jacobus tinha razão: Vale do Sol é uma terra linda e iluminada”, afirmou. Em meio a tantos conflitos globais, o músico ainda parafraseou João Chagas Leite, tradicionalista gaúcho. “Se os senhores da guerra mateassem ao pé do fogo, deixando o ódio pra trás, antes de lavar a erva, o mundo estaria em paz!”.

    A última declaração deu início à preparação do mate e a uma sequência de músicas gaúchas que foram cantadas em coro junto ao público.

    Além de músicas gaúchas, canções alemãs e versões abrasileiradas de sucessos internacionais também foram cantadas e uma variedade artística assumiu o sábado à noite na Paróquia São José.

    Domingo acordou com o ronco dos motores

    Se as noites foram de cultura, as manhãs foram de esporte. Além do Torneio de Prefeituras que ocorreu no sábado, o domingo (5) viu centenas de trilheiros se reunirem no centro de Vale do Sol para desbravar as matas do município. Motos de trilha e quadriciclos fizeram tremer os paralelepípedos das ruas da cidade e arrancaram a terra dos morros e demais caminhos, atraindo mais uma vez um grande público.

    Próximos dias terão mais cultura

    A Semana do Município segue nesta quarta-feira, (8), com a Feira do Livro e Mostra Cultural, no Ginásio do Trombudo. Com shows de mágica e contações de história, a criançada vai ganhar seu espaço no evento.

    Na quinta (9), ainda na Feira, a programação se repete mas ganha outras atrações, como roda de conversa e a homenagem a Glória Dulce Jacobus, responsável pela construção de escolas no município.

    Com apresentações de grupos de dança tradicionais, o ponto alto chega com o show de César Oliveira e Rogério Melo, às 19h30min.

    No dia (10), é a Festa da Melhor Idade que vai movimentar Vale do Sol, a partir das 10h, no Ginásio Cipriano.

    Por fim, a aguardada Escolha das Soberanas, (11), às 21h,  encerra as festividades. O grande evento ocorre no Ginásio do Trombudo e vai ser agitado pela Banda Sétimo Sentido, Daiton & Banda e Máquina Total.

    Leia mais em: FOTOS: Saiba quem são as 15 candidatas ao trio de soberanas de Vale do Sol