Geral e Cobertura Especial

Pontos de votação registram filas na manhã deste domingo

Publicado em: 07 de outubro de 2018 às 08:24 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 13:51
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Processo eleitoral iniciou às 8h e se estende até as 17h, sem intervalo no meio-dia

    Teve início às 8h deste domingo (7) o processo de votação para eleger o novo presidente, o novo governador, novos senadores e novos deputados. Pequenas filas já se formaram nos pontos de votação de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz.

    Na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, por exemplo, um dos pontos com maior quantidade de urnas e movimentação em Santa Cruz, às 8h de hoje filas já se formaram nas 11 cabines. Vale destacar que o horário de maior movimento costuma ser registrado das 9h às 11h. Filas também se formam em grande número no Colégio Marista São Luis e na Escola Goiás.

    Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), também é registrada uma grande movimentação nesta manhã. A fila se forma em todas as seções e o eleitor chega a esperar meia hora para votar. Eleitores relataram à reportagem do Grupo Arauto que, em alguns casos, ao se depararem com a fila, optaram por voltar mais tarde.

    Na Escola Goiás também há filas, mas menos extensas em comparação à Unisc. O eleitor, por exemplo, espera uma média 15 minutos para concluir o processo de votação. 

    No ginásio do Flamengo, no Bairro Arroio Grande, é possível conferir uma fila já no lado de fora. Além disso, é registrada uma espera de 20 minutos por cada eleitor nas quatro seções.

    EM VERA CRUZ, BIOMETRIA É NOVIDADE
    Também são consideradas pequenas as filas registradas nas sessões eleitorais do Centro de Vera Cruz, na manhã deste domingo. Na Escola Vera Cruz, local que concentra o maior número de eleitores, de 10 a 15 pessoas aguardavam para votar em cada uma das seções.

    Este ano, a novidade no município é a identificação biométrica de 100% do eleitor. Alguns problemas na leitura da digital ocorreram, conforme os mesários, mas dentro da normalidade. Quem trabalha no pleito passou por treinamento e foi orientado de como proceder na limpeza dos dedos para a melhor leitura. Se a digital não for reconhecida, o presidente da mesa pode realizar a liberação à cabine de votação.

    COMPROMISSO COM O PAÍS
    Carlos Frederico Schwantz, 68 anos, quis garantir o voto logo cedo. Ele foi o primeiro a votar na seção 30, da Escola Ernesto Alves, em Santa Cruz. Esta é a última eleição dele em que o voto é obrigatório.

    A justificativa de Schwantz para votar cedo é que não precisa enfrentar filas e pode aproveitar mais tempo o domingo com a família. O aposentado diz torcer para que o Brasil tenha um presidente bom e honesto, de modo que não haja mais escândalos relacionados à corrupção, e que os aposentados sejam mais valorizados.