Processo eleitoral iniciou às 8h e se estende até as 17h, sem intervalo no meio-dia
Teve início às 8h deste domingo (7) o processo de votação para eleger o novo presidente, o novo governador, novos senadores e novos deputados. Pequenas filas já se formaram nos pontos de votação de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, por exemplo, um dos pontos com maior quantidade de urnas e movimentação em Santa Cruz, às 8h de hoje filas já se formaram nas 11 cabines. Vale destacar que o horário de maior movimento costuma ser registrado das 9h às 11h. Filas também se formam em grande número no Colégio Marista São Luis e na Escola Goiás.
Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), também é registrada uma grande movimentação nesta manhã. A fila se forma em todas as seções e o eleitor chega a esperar meia hora para votar. Eleitores relataram à reportagem do Grupo Arauto que, em alguns casos, ao se depararem com a fila, optaram por voltar mais tarde.
Na Escola Goiás também há filas, mas menos extensas em comparação à Unisc. O eleitor, por exemplo, espera uma média 15 minutos para concluir o processo de votação.
No ginásio do Flamengo, no Bairro Arroio Grande, é possível conferir uma fila já no lado de fora. Além disso, é registrada uma espera de 20 minutos por cada eleitor nas quatro seções.
EM VERA CRUZ, BIOMETRIA É NOVIDADE
Também são consideradas pequenas as filas registradas nas sessões eleitorais do Centro de Vera Cruz, na manhã deste domingo. Na Escola Vera Cruz, local que concentra o maior número de eleitores, de 10 a 15 pessoas aguardavam para votar em cada uma das seções.
Este ano, a novidade no município é a identificação biométrica de 100% do eleitor. Alguns problemas na leitura da digital ocorreram, conforme os mesários, mas dentro da normalidade. Quem trabalha no pleito passou por treinamento e foi orientado de como proceder na limpeza dos dedos para a melhor leitura. Se a digital não for reconhecida, o presidente da mesa pode realizar a liberação à cabine de votação.
COMPROMISSO COM O PAÍS
Carlos Frederico Schwantz, 68 anos, quis garantir o voto logo cedo. Ele foi o primeiro a votar na seção 30, da Escola Ernesto Alves, em Santa Cruz. Esta é a última eleição dele em que o voto é obrigatório.
A justificativa de Schwantz para votar cedo é que não precisa enfrentar filas e pode aproveitar mais tempo o domingo com a família. O aposentado diz torcer para que o Brasil tenha um presidente bom e honesto, de modo que não haja mais escândalos relacionados à corrupção, e que os aposentados sejam mais valorizados.
Notícias relacionadas
Apae Santa Cruz promove ação para realizar sonhos de Natal de seus atendidos
Comunidade pode adotar uma cartinha na recepção da instituição
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Evento destacou as potencialidades do Estado para avançar em parcerias com os chineses
Cusco 2024 vai premiar trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Comunicação da Unisc
Evento acontece no Barbudas Bar, no dia 6 de dezembro