Geral

Escoteiro que sugeriu mudança nas bocas de lobo pede atenção da comunidade: “Precisamos cuidar do meio ambiente”

Publicado em: 07 de agosto de 2023 às 08:49 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 11:44
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Augusto Quoos de Castro, de 9 anos, é o autor do projeto Bueiro Inteligente

    O pequeno Augusto Quoos de Castro, de apenas nove anos, é o criador de um projeto que se tornou uma indicação na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A ideia consiste em um novo sistema de bocas de lobo, que seria implantado no município, permitindo uma melhor coleta de resíduos que antes entrariam na rede pluvial da cidade.

    O menino faz parte do Grupo de Escoteiros de Santa Cruz do Sul, e uma das ações do grupo era criar um projeto para ajudar o meio ambiente. Augusto criou a campanha “Ajudar sempre é bom”. A partir desta ação, surgiu a ideia dos bueiros inteligentes, que foi levada pelo garoto e sua mãe, Alessandra Quoos, ao gabinete do vereador Leonel Garibaldi.

    O equipamento é composto por um cesto coletor, inserido na entrada do bueiro, visando reter e armazenar todo tipo de resíduo, deixando apenas a água passar por ele, melhorando, assim, a qualidade da água que vai para o sistema de drenagem e escoamento pluvial do município.

    Augusto já começou as ações de sua campanha dias antes das chuvas que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul. Ao passar por um bueiro que havia entre as Ruas Thomas Flores e 28 de Setembro, o menino percebeu resíduos presentes nas bocas de lobo, que poderiam causar inundações na cidade. Ele e sua mãe foram até sua casa e voltaram com uma pá, luvas e  sacos, para assim recolher todo o lixo e ajudar o município.

    “No início o Augusto estava com vergonha, mas as pessoas passavam e admiravam a atitude dele, então ficou muito feliz por seu trabalho ser reconhecido. Agora, ele está sempre prestando atenção nas vias da cidade e recolhendo o lixo quando possível”, afirma a mãe do menino.

    Alessandra também não esconde a felicidade e orgulho por ver a pessoa que o filho está se tornando. “Sei que estou fazendo um bom papel e sigo no caminho certo criando o Augusto. Estou muito orgulhosa, a atitude dele fez a diferença”, finaliza.

    Quando questionado do motivo de sua ação, Augusto mostrou sua preocupação com o meio ambiente. “Eu fiz isso porque os bueiros não merecem comer. Se os lixos forem para as bocas de lobo, vão acontecer muitas enchentes, precisamos cuidar do meio ambiente”, afirma o menino. Augusto também relembrou que a campanha “Ajudar sempre é bom” continua, e que se cada cidadão fizer sua parte, será possível ver uma grande mudança.