Arauto Saúde

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Arauto Saúde: o cooperativismo dentro da área médica

Publicado em: 07 de julho de 2022 às 17:35 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 22:01
Foto: Divulgação
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Presidente da Unimed VTRP, Dr. Neori José Gusson destaca benefícios da cooperação na saúde

No último sábado, dia 2 de julho, se comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo. Na região, existem várias iniciativas de sucesso que comprovam o poder da cooperação na sociedade. Um desses exemplos é a Unimed, que é a maior instituição cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 74,9% do território nacional. No Vale do Rio Pardo, a Unimed está desde em 11 de dezembro de 1971. Assim, para falar um pouco mais sobre o cooperativismo na área da saúde, o convidado desta semana do Arauto Saúde é o médico cirurgião e presidente da Unimed VTRP, Dr. Neori José Gusson.

Conforme Gusson, a cooperação na saúde é uma dinâmica do dia a dia que mantém as pessoas equilibradas em aspectos psíquicos e orgânicos. “Quanto mais a gente cooperar consigo mesmo no processo da vida, melhor a gente vive. Por mais que se tenham dificuldades ou algum problema, o cooperar consigo mesmo, mantendo uma atividade física regular, alimentação saudável, acompanhamento médico profissional, é muito importante. A gente estimula muito o cliente a desenvolver a sua própria ação para se cuidar, por mais que se fala que a saúde é fundamental, a gente ainda tem dificuldade em muitos momentos de privilegiar a própria saúde”, salienta.

Segundo o presidente, a dinâmica colaborativa ou cooperativa historicamente sempre demonstrou resultados melhores do que a dinâmica individualista, sendo na Unimed VTRP todo o processo de organização empresarial baseado nos conceitos da dinâmica do cooperativismo. Na posição de médico, Gusson conta que o processo colaborativo inicia logo no primeiro contato entre médico e paciente. “No dia a dia, o cliente tem uma necessidade, uma dor ou problema crítico. Então, ele deve ser colaborativo na informação, quanto mais objetivo e claro for, melhor será o diagnóstico. A dinâmica entre médico e paciente desde o início é de alta colaboração, pois se o cliente distorce uma informação, o atendimento também não será tão assertivo. Esse é o princípio básico da assistência da área da saúde”, conclui o presidente da Unimed VTRP.