Espaço vai integrar diversos órgãos de segurança
Dentro de aproximadamente 30 dias entra em funcionamento em Santa Cruz do Sul, o primeiro Centro Integrado de Videomonitoramento, Comando e Controle do interior do Estado. O acompanhamento das imagens captadas pelas câmeras distribuídas em diferentes pontos do município, até então realizado separadamente pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal, está concentrado agora em um mesmo local.
Policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito começaram na manhã desta sexta-feira (7), a dividir a mesma sala na sede do 23º Batalhão de Polícia Militar. O monitoramento que era realizado somente pela Guarda Municipal foi desligado hoje e a ideia é que a integração permita mais agilidade e eficiência no atendimento à comunidade.
A integração, que ainda passará por alguns ajustes nos próximos dias, vai permitir que as instituições compartilhem informações que antes ficavam restritas à Brigada Militar. E quando uma ocorrência estiver em andamento, policiais, guardas e fiscais poderão atuar na situação dentro da sua esfera de competência.
O prefeito Telmo Kirst, acompanhado de secretários municipais, esteve no local para uma vistoria. As instalações sofreram adequações na última semana, custeadas com recursos da Prefeitura e da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), em um investimento de R$ 25 mil. “O último levantamento feito pelo nosso governo mostra que a segurança é a grande preocupação da população. Hoje estamos dando um exemplo para o Rio Grande de como enfrentar o problema”, disse.
O tenente-coronel Valmir José dos Reis, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, destacou na ocasião, a integração entre município e o Estado e disse que a atuação conjunta das forças de segurança pública representa uma quebra de paradigmas.
Já o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, afirmou que Santa Cruz do Sul está um passo à frente dos demais municípios do Estado. “Segurança pública se faz com integração. Com esse diálogo permanente entre Polícia Civil, Brigada Militar e agentes de trânsito teremos melhores e mais significativos resultados. Hoje é um dia histórico para Santa Cruz”.
Notícias relacionadas
Homem acusado de estuprar a própria filha por cinco anos é preso em Rio Pardo
O crime teria ocorrido na cidade de Canoas, mas o suspeito foi localizado na Cidade Histórica
Homem é detido com mais de 50 invólucros de cocaína em Pantano Grande
Após registro da ocorrência, ele foi liberado
PRF apreende mais de uma tonelada de maconha em operação na BR-386
A ação teve participação dos cães de faro Cliff, Jack e Simo
Homem é preso por tráfico de drogas em Pantano Grande
Policiais apreenderam cocaína, maconha, dinheiro, celular e uma balança de precisão