Geral

Venâncio Aires lança sistema que facilita acesso a benefícios governamentais

Publicado em: 07 de junho de 2024 às 19:53 Atualizado em: 07 de junho de 2024 às 19:56
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Sistema visa evitar tempo de espera em filas, agilizar o envio de informação dos cidadãos aos governos e dar transparência aos processos que contemplam as famílias atingidas

    Um sistema de gestão reunindo os programas governamentais que beneficiam venâncio-airenses atingidos pelas intensas chuvas do mês de maio, foi lançado nesta sexta-feira (7), pela Prefeitura de Venâncio Aires.

    Disponível através do Portal do município (www.venancioaires.rs.gov.br), o sistema visa evitar tempo de espera em filas, agilizar o envio de informação dos cidadãos aos governos e dar transparência aos processos que contemplam as famílias atingidas.

    Denominado “Ajuda Venâncio”, o mecanismo foi criado pelo departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, com orientações do Controle Interno, participação das secretarias municipais e Procuradoria Jurídica. O sistema reúne até agora, sete programas, tanto do governo municipal, como também estadual e federal e deve incluir todos os processos para benefícios ou incentivos governamentais que surgirem ainda.

    Com o cadastro feito na plataforma, as informações servirão de bases para todos os programas. Estão inseridos na plataforma os programas municipais, Valoriza Venâncio – Apoio Humanitário, Aluguel Social, Auxílio Mobiliário e Benefícios Fiscais – Calamidade, os programas do Governo Estadual, Volta por Cima e SOS Rio Grade do Sul, e ainda o programa do Governo Federal, Reconstruir RS.

    Conforme a coordenadora do Controle Interno da Prefeitura, Juliana Marcuzzo, para os atingidos pelas cheias que já fizeram cadastro para o programa federal Reconstruir RS, as informações constarão automaticamente no sistema Ajuda Venâncio. Já para os moradores que não tiverem realizado esse encaminhamento e que moram em regiões atingidas pela calamidade, será necessário entrar no site e preencher o cadastro, com documento de identidade do grupo familiar e comprovante de residência.

    A única coisa que nós não queríamos é que as pessoas ficassem em filas, na chuva ou no frio para conseguir fazer o encaminhamento de seus benefícios. Esse sistema é a concentração dos programas que vai ajudar a melhorar o fluxo”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa, durante a apresentação do serviço.

    LEIA TAMBÉM: Cisvale prorroga inscrições para seleção de agente de compras e licitação