Presidente da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, enviou uma manifestação ao Governo Federal em que pede a desburocratização e a celeridade no atendimento às cidades atingidas pela enchente.
Em um vídeo, divulgado nesta terça-feira (7), Rosa explicou sobre o documento e sobre o posicionamento em nome da Amvat. “Neste momento são os prefeitos do Vale do Taquari. Por isso, chega de enrolação do Governo Federal, chega de perder tempo.”
Leia mais: Rio Grande do Sul tem 95 mortes confirmadas por causa da chuva
Conforme o prefeito, desde 2023 os municípios não conseguiram dar sequência em ações de recuperação, uma vez que muitos dos recursos prometidos pela União não foram repassados. “Não veio os recursos até das casas que foram destruídas”, complementou.
Para Rosa, o ideal seria o Governo Federal realizar procedimentos como os adotados durante a pandemia de Covid-19, a transferência fundo a fundo para as áreas, como saúde, educação, assistência social, infraestrutura e Defesa Civil. “Nós estamos aqui e sabemos onde tem que investir. Isso é urgente, para ontem. Nós precisamos de recursos e liberdades para usá-los.”
Notícias relacionadas
Candelária, Sinimbu, Vale do Sol e outras cidades; conheça os vereadores do Vale do Rio Pardo
Eleição neste domingo definiu a relação de legisladores pelos próximos quatro anos
Saiba quem são os eleitos na região Centro-Serra
Cidades como Sobradinho e Arroio do Tigre estão contempladas
Lajeado, Estrela e Encantado; confira os prefeitos eleitos no Vale do Taquari
Região é a segunda mais produtiva do estado e abrange 40 municípios
Conheça todos os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo
Região abrange cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz