influenza

Santa Cruz já vacina contra a gripe novo público-alvo de campanha

Publicado em: 07 de abril de 2025 às 11:22 Atualizado em: 07 de abril de 2025 às 11:42
  • Por
    Kássia Machado
  • FOTO: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    A partir desta semana, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias também poderão receber o imunizante

    Santa Cruz do Sul iniciou a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir desta semana, o público-alvo foi estendido para incluir também gestantes, puérperas (mulheres até 42 dias após o parto) e crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias. Inicialmente, a imunização estava direcionada exclusivamente aos idosos com 60 anos ou mais e aos trabalhadores da saúde.

    A campanha de imunização para combater a Influenza no município começou no dia 1º de abril, antecipando-se ao início oficial do calendário nacional. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o responsável pelo setor de imunizações de Santa Cruz, Roger Rodrigues Peres, informou que ainda restam doses da imunização em unidades de saúde no município. A expectativa é de que novas vacinas sejam recebidas do Governo do Estado nesta terça-feira (8). A distribuição para os postos está prevista para esta quarta-feira (9). Ele também reforça a importância de entrar em contato com a unidade de saúde antes de se deslocar, para confirmar a disponibilidade da vacina.

    Conforme Peres, a vacinação contra a gripe oferece diversos benefícios para a saúde da população. “A pessoa recebendo o produto, ela estará desenvolvendo anticorpos, uma proteção do sistema imunológico contra o vírus influenza e suas variantes constantes na vacina. De modo que quando ela se infectar, quando tiver contato com o vírus, ela estará com suas proteções em dia para não ter um agravamento da doença”, destacou.

    Todas as unidades de saúde do município foram abastecidas de forma equilibrada, com exceção de três locais: as Estratégias de Saúde da Família (ESF) Bom Jesus, Ingo Ebert e Glória, que estão com os equipamentos de refrigeração em manutenção. A previsão é de que, pelo menos, duas dessas unidades voltem a operar normalmente até a próxima quinta-feira.

    Leia também