Geral e Região

Mulheres têm dia de reflexão e integração em Vera Cruz

Publicado em: 07 de março de 2019 às 19:10 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 09:24
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí e apoiadores promete movimento no Parque de Eventos

    Mais de quatro mil pessoas, de 16 municípios, são aguardadas nesta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, para o 24º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais, promoção da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí com o apoio da Prefeitura, Fetag/RS, Emater/RS-Ascar, Coopervec e Grupo Arauto.

    A recepção junto ao ginásio do Parque de Eventos, local que vai concentrar as atividades, iniciou às 8h. A partir das 9h30min ocorre o ato público que trata do tema “Previdência rural e saúde”, com fala de agricultores e dirigentes sobre o assunto, tão atual e polêmico. Com a nova proposta, as mulheres rurais passam de 55 para 60 anos para se aposentar, com contribuição de 20 anos. “Mexe com todos os trabalhadores, de todas as idades, mas ainda mais as mulheres rurais, que terão cinco anos a mais de trabalho”, frisa a coordenadora regional de mulheres trabalhadoras rurais, da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Vilce Leão. Depois, o dia deve ser de festa, integração e movimentação nos estandes de artesanato e agroindústrias, assim como no comércio e nos restaurantes locais.

    No ginásio do Parque de Eventos, que concentra o evento, também haverá feira de artesanato e de agroindústrias vera-cruzenses, o que promete ser movimentado. À tarde, atrações culturais vão envolver os milhares de participantes. Vai ter, logo após o almoço, o coral Vozes do Anchieta, de Vera Cruz, além do grupo de danças alemãs Sterntanz, da Escola José Bonifácio. E tem mais: o Grupo Arauto vai presentear os visitantes e a comunidade local com show de Berenice Azambuja e Xirú Missioneiro, a partir das 14 horas.

    Junto ao evento, as entidades rurais organizaram espaços para os produtores e agroindústrias venderem lanches. Os visitantes terão opções como cachorro-quente, pastel, pizza, nega maluca, rapadura, amendoim, melado, trufa, espetinho de frango e de salsichão, pasta de amendoim, ninho de abelha, peixe frito, bolinho, linguiça, cuca, lombo de porco, costela defumada, banha, salame, salamito, cueca virada, massa com carne moída, rocambole, pães, bolos, bolachas, sucos, mel, schmier colonial, batata frita, picadinho de cuca e linguiça, além da feira de artesanato e flores.