SANTA CRUZ

“No nosso sonho, transformaríamos a Galvão num sambódromo”, afirma Cristiano Calixto

Publicado em: 07 de janeiro de 2025 às 16:31
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A dois meses para os desfiles, movimentação das escolas de samba está a todo vapor

    Faltando apenas dois meses para os desfiles de Carnaval em Santa Cruz do Sul, a movimentação das escolas de samba está a todo vapor. As apresentações, marcadas para o dia 8 de março, serão realizadas na Marechal Floriano, principal rua do Centro da cidade, com uma programação que promete atrair milhares de foliões. Antes disso, no dia 18 de janeiro, ocorre a escolha da corte do Santa Folia 2025, às 21h, no pavilhão central do Parque da Oktoberfest.

    Segundo o presidente da Associação das Entidades Recreativas, Culturais, Beneficentes e Carnavalescas, Cristiano Calixto, os preparativos começaram logo após o término do Carnaval anterior. Ele destacou que a dedicação ao longo do ano visa garantir um evento ainda mais grandioso para a comunidade. “A nossa ideia sempre é crescente. Trazer, a cada ano que passa, um carnaval melhor, mais bonito para a comunidade. Então, desde o último desfile, a gente já vem trabalhando o ano inteiro, colocando algumas coisas em pauta e fazendo alguns projetos”, ressaltou.

    No entanto, apesar de os desfiles continuarem na Rua Marechal Floriano, Calixto compartilhou um grande desejo: a criação de um sambódromo na Rua Galvão Costa. De acordo com ele, o projeto seria criado com toda a estrutura necessária para aguardar os foliões, com um estacionamento dentro do Parque da Oktoberfest para facilitar o acesso e a logística. “O nosso sonho, se fosse para nós escolhermos, a gente escolheria fazer na Galvão Costa, que a gente até tem um projeto. Nós transformaríamos a Galvão num sambódromo, mini sambódromo, com arquibancada e praça de alimentação. Ia ser muito show, muito legal”, contou.

    Ele explicou que muitos dos preparativos, como confecção de fantasias e carros alegóricos, acontecem nos pavilhões do Parque da Oktoberfest, por isso, a mudança traria muitos benefícios. Porém, a infraestrutura necessária ainda é um desafio. Assim, optaram pela Marechal Floriano, que tem um custo menor e é mais viável no momento.

    “Na época do Carnaval, a gente faz muita coisa dentro do Parque do Oktober. A gente usa os pavilhões para produzir fantasias e para fazer os carros, então, seria muito melhor vir pela Tenente [Rua Tenente Coronel Brito] com os carros, desfila na frente aqui [Rua Galvão Costa], já sai pela Independência [Avenida Independência] e entra de novo dentro do parque. E espaço para isso tem”, concluiu.