Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Da produção artesanal surge o sabor inconfundível da Artisan Bebidas

    Publicado em: 07 de janeiro de 2025 às 19:00
    ARTISAN INAUGUROU EM FORMOSA, VALE DO SOL | ACERVO PESSOAL
    compartilhe essa matéria

    Recém inaugurada, fábrica de bebidas que está localizada no interior de Vale do Sol agrega negócios ao turismo rural

    Quem ainda não ouviu o nome Artisan, anote aí: vai dar o que falar. A fábrica de bebidas de Fernando Sehn, recém inaugurada em Linha Formosa, interior de Vale do Sol, reúne a produção de bebidas feitas de forma puramente artesanal com a vocação para o turismo rural. E isso com a expertise de quem conhece o assunto.

    INAUGURAÇÃO OCORREU NO ÚLTIMO DIA 5 DE JANEIRO | ACERVO PESSOAL

    Fernando iniciou a produzir cervejas, como hobby, pelo ano de 2012, e participando de associações, ao trocar experiências e informações, passou a ter contato com diferentes processos e tipos de bebidas, o que foi despertando sua curiosidade. Profissionalmente, foi pelo ano de 2017 que ingressou em uma empresa que vendia equipamentos para a indústria cervejeira e, depois disso, se uniu ao empresário Alexandre Humburguer para atuar na produção de cerveja, e foi criada a reconhecida marca Probier.

    Fernando percebeu que existia mercado para ir além. “Fui vendo que existia uma fatia de mercado que era para uma indústria pequena, mas que tivesse uma abrangência focada em produtos artesanais com alto valor agregado”. E essa indústria tinha que ter uma ligação, frisou ele, tinha que estar posicionada numa área rural com bom acesso e tivesse o seu projeto já desenhado para atender tanto a comunidade onde ela está inserida quanto o turista que se desloca para conhecer o local.

    A ideia de trabalhar focando em produtos artesanais com mais valor agregado surgiu desse contato que Fernando teve com uma gama variada de tipos de bebidas durante sua trajetória e percebeu que seria possível produzir em uma escala menor e numa estrutura mais enxuta, um empreendimento que agregasse a fabricação de bebidas ao turismo. Com foco na qualidade e na busca por ingredientes locais, o empreendedor chegou no nome Artisan, procurando alguma referência ao termo artesanal. “Então Artisan é o artesão, é o que eu faço com a bebida, eu sou o artesão daquela bebida que eu crio, elaboro, a gente desenvolve o rótulo e traz para o nosso consumidor”, salienta.

    Produção

    Hoje, o chope é o carro-chefe da Artisan, absorvido em quase sua totalidade de produção no Vale do Sol. Mas além disso, se dedica aos licores, drinks prontos em barril para servir na torneira, o que em breve deve surgir em versão engarrafada também. Neste mês inicia a fabricação dos destilados, como a cachaça e principalmente whisky, “que eu vejo um mercado muito promissor nos destilados premium no mercado brasileiro. Então, ainda mais em produções pequenas dá para criar produtos únicos, extremamente exclusivos, que têm uma procura enorme no mercado nacional e internacional. Então a gente começa a focar nesse tipo de produto”, completa Sehn.

    Ele aposta que esse foco, nos destilados, será transformador para a Artisan. “Sem dúvida promete ser o carro-chefe do negócio pela alta procura e alta demanda, e digamos que o mercado está muito aquecido para destilados de alta qualidade e isso exige muito planejamento, paciência e alto investimento. A partir de agora vamos investir em madeiras de alta qualidade, ingredientes de primeiro nível também para conseguir lá na ponta entregar um produto incomparável e que só vai poder ser encontrado aqui”, exalta o empreendedor, que sonha com o reconhecimento, num futuro próximo, no ramo de estilados, atendendo ao mercado nacional e quem sabe até internacional.

    Pequenos lotes, exclusividade e sabor único

    Sehn aponta que hoje o principal diferencial é o foco em pequenas produções, lotes únicos, com ingredientes locais e “isso transmite não só uma identidade ao produto, mas uma história por trás das pessoas que estão envolvidas. Então com pequenas escalas a gente consegue ter toda essa riqueza além do produto, que é um diferencial que está trazendo um destaque muito grande para nós”.

    De olho na sustentabilidade

    A empresa optou por investir em biodigestor, para ter estação de tratamento de efluentes própria da fábrica e não descartar na natureza. E para um futuro próprio, de olho na sustentabilidade energética, a Artisan planeja a instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar.

    Turismo e eventos

    Bem pertinho do trevo de acesso a Vale do Sol, pela RSC-153, com todo acesso asfaltado, a Artisan promete encantar o local pela beleza, espaço acolhedor e experiência completa. Isso porque, Fernando conta, a quem chega, além do atendimento na loja, na entrada, existe a opção do tour guiado pela fábrica para conhecer todos os processos de fabricação das bebidas, conhece os ingredientes que são usados, as técnicas e para finalizar, em frente ao alambique, o visitante vai poder ainda experimentar as bebidas que foram explicadas. “É uma experiência completa e que abrange todas as bebidas que a gente fabrica”, convida.

    Assim como a experiência na fábrica, Fernando quer retribuir o carinho que tem recebido da comunidade e pretende fomentar a realização de um tradicional baile do chope, com canecos de cerâmica, nos moldes tradicionais para reviver uma cultura tão significativa para a região. O chope da Artisan, para brindar, está confirmado.

    Ao ver esse sonho tomar forma e nascer ao lado da esposa Juliana Müller Sehn, Fernando deixa a mensagem: “se tem o sonho, mexa-se, faça acontecer”. Esse é o recado transmitido por ele na inauguração, no último dia 5 de janeiro. É difícil, há obstáculos? Sim. Inegável, ele reconhece. Mas todo o esforço é recompensado, descreveu o empresário, que agradece a acolhida da comunidade, dos amigos, familiares, que acreditam na seriedade do trabalho, na dedicação e no sabor único que vem da Artisan, de Vale do Sol.