Equipes de trabalho estão mobilizadas nesta etapa fundamental para o avanço da obra entre Lajeado e Arroio do Meio
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), empenhada na construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, iniciou a construção dos pilares do blocos de fundação da estrutura.
Após a conclusão da concretagem do segundo bloco de fundação, as equipes iniciaram a construção dos pilares que darão sustentação à nova estrutura – essenciais para a estabilidade da ponte. Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado.
Enquanto os trabalhos no segundo bloco avançam, as equipes executam a construção dos próximos. No lado de Lajeado, a montagem do terceiro bloco está em fase final, e no lado de Arroio do Meio, a montagem do quarto e do quinto bloco também está em andamento. Essas etapas são cruciais para garantir a continuidade das obras e o cumprimento do cronograma.
Paralelamente às atividades nos blocos de fundação, o parque fabril segue em ritmo acelerado com a produção das vigas e lajes pré-moldadas. Essas peças são fundamentais para a montagem da estrutura da ponte.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, o avanço dos serviços representa o empenho da estatal para recuperar uma das principais ligações da região do Vale do Taquari. “Estamos focados em cada etapa do processo de construção para que possamos garantir a qualidade e a segurança da nova infraestrutura, de grande importância para a população e para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul”, destacou o dirigente.
Construção do aterro de nivelamento da ERS-130
No final de novembro, a EGR promoveu o início da construção do nivelamento da ERS-130 com a nova ponte, entre Lajeado e Arroio do Meio. O projeto prevê a construção de um aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio. As obras diariamente seguem em andamento, enquanto os demais serviços continuam sendo executados. O custo dos trabalhos será de R$ 8,3 milhões.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.