Demanda é de autoria da vereadora Kelly Moraes (PTB)
Com a presença da Associação Pró Autismo Luz Azul, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão ordinária na noite desta segunda-feira (5) e aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 35/L/2018, que inclui o atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Conforme a vereadora Kelly Moraes (PTB), autora da demanda, o projeto busca trazer a população um conhecimento mais amplo sobre o autismo, além da conscientização acerca da política nacional de proteção dos direitos das pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA), considerando que a Lei Federal garante que os portadores são pessoas com deficiência, mesmo não apresentando sinais físicos exteriores e, por isso, passam despercebidos.
“Essa dificuldade de reconhecimento da deficiência também pode conduzir a uma intolerância da população em geral com o uso da preferência. Por esse motivo o presente projeto de lei prevê a emissão de carteira de prioridade com a identificação da condição de pessoa com autismo, a ser emitida pelo Poder Público, como documento válido para comprovar a necessidade do atendimento preferencial”, explica Kelly.
Além desse, ainda foram aprovados mais sete projetos, os de autoria do Poder Executivo, que prevê a contratação temporária de novos servidores: um servente, um atendente de EMEI, um operário, 12 monitores sociais, um servente, um psicólogo, um técnico de enfermagem e dois cirurgiões dentistas. Estes, com abstenção da bancada do PTB. Segundo eles, a contratação mais correta seria através do concurso público da prefeitura.
Foi aprovada ainda por unanimidade a concessão do título de Cidadão Santa-cruzense à Fabiano Daix, técnico do Avenida de autoria conjunta dos vereadores Elstor Desbessell (PTB) e Gerson Luís Trevisan (PSDB) e a condecoração de Mérito Desportivo à equipe de Ginástica Rítmica do Colégio Mauá e ao professor Rafael Luz, de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (PP).
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão