Cobertura Especial

FOTOS: Abertura oficial marca início da Oktober 2022

Publicado em: 06 de outubro de 2022 às 20:20 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:36
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Soberanas, família Fritz e autoridades acompanharam o ato que dá o primeiro pontapé na Festa da Alegria

    A abertura oficial, realizada na noite desta quinta-feira (6), marcou o início da Oktoberfest 2022. Além da corte, composta pela rainha Daniele Andressa Müller e princesas Thaissy Balczarek e Estéfani Aline Wegmann, a família Fritz e autoridades acompanharam o ato que dá o primeiro pontapé na Festa da Alegria.

    A presidente Roberta Perreira lembrou que a edição de 2022 é uma retomada, depois de um evento menor e com protocolo rígidos no ano passado. "Sem máscaras, podemos cantar e conviver mais com as pessoas. O tema da nossa festa é a saúde, encontro e vida. […] eu sempre digo que nós tivemos coragem de fazer no ano passado. Poder estar aqui, mais uma vez, é um presente", disse.

    Presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), entidade promotora, Fábio Costa de Borba destacou a participação dos voluntários. São mais de cinco mil pessoas envolvidas de forma direta ou indireta. "A experiência vivida, na organização de um evento como a Oktoberfest, é uma coisa fantástica, é de outro mundo. Quem já viveu isso sabe do que estou falando”, expressou.

    De traje típico, a prefeita Helena Hermany falou sobre a importância econômica e cultural da maior festa alemã do Rio Grande do Sul para Santa Cruz. "A Oktoberfest é sempre um momento de acreditar que o mundo pode ser melhor, de acreditar na vida, de sonhar e de fazer acontecer. Olhando para o passado, entendemos que cada edição contribuiu, da sua forma, diante dos desafios de cada momento", colocou.

    A entrada do Grupo Lanternen, integrado por crianças de três a 12 anos, da comunidade de Linha Santa Cruz, trouxe um clima especial para o ato. Meninos e meninas apresentaram músicas em alemão e, ao lado da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, que dançou Rosa Munde, e o Kronentanzgruppe, que conduziu a dança de integração Jägermarch, ficaram em evidência.