Construção da imagem está dividindo opinião entre a comunidade
Santa Cruz do Sul vive um momento de debate sobre a construção de uma imagem de Exu, divindade africana cultuada em religiões como o Candomblé e a Umbanda. A ideia inicial era instalar a imagem no entroncamento da RSC-287 com a BR-471. No entanto, em nota divulgada recentemente, a Prefeitura informou que a situação está sendo analisada e discutida com o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, que apresentou a demanda aos gestores públicos.
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, a advogada e pesquisadora da área, Edoarda Sopelsa Scherer, explicou que, no Brasil, as reivindicações de diferentes comunidades religiosas para ocupar espaços públicos têm crescido. “Isso se reflete na construção de monumentos e no apelo ao turismo religioso. Assim como outros eventos, como as marchas para Jesus e Exu. Outras ramificações também destacam como o debate religioso está interligado às dinâmicas sociais, pedindo que as diferentes comunidades religiosas sejam ouvidas pela população”, relatou.
Leia também
Conforme Edoarda, o Rio Grande do Sul possui um grande número de adeptos de comunidades religiosas de matriz africana. “Temos desde a Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Eles estão presentes na comunidade, querendo se organizar, ser ouvidos e respeitados. Essas iniciativas de construção de monumentos nos fazem refletir sobre o que isso representa para a nossa cidade”, salientou.
Em relação à criação de monumentos, como o proposto em Santa Cruz, Edoarda esclareceu que é necessário entender a legitimação da comunidade em relação à pauta. “Seria preciso uma avaliação para verificar o quanto a população está envolvida com as questões locais, incluindo saúde, educação e outras áreas importantes para o bem-estar comum. Devemos considerar o que essa ideia representa para a cidade. Isso pode refletir um cenário de aprendizado ou abrir caminho para políticas públicas que atendam ao contexto dessas propostas”, descreveu.
Notícias relacionadas

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano

Venâncio Aires promove recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha neste sábado
Ação ocorrerá das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz

Heilige comemora 15 anos de referência no mercado de cervejas artesanais
Cervejaria promove neste sábado o evento "Vibra", na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz