Geral e Cobertura Especial

Nível do Rio Taquari começa a baixar em Vila Mariante

Publicado em: 06 de setembro de 2023 às 12:05 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:55
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prefeito Jarbas da Rosa elencou as prioridades das equipes de resgate ao longo das próximas horas

    Nesta quarta-feira (6), a situação do Rio Taquari começou a alterar com a diminuição gradual do nível das águas. Este progresso é um alento para as comunidades afetadas pela enchente histórica que varreu a região, deixando milhares pessoas ilhadas apenas em Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. 

    A localidade foi uma das áreas mais impactadas pela inundação. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, informou que o Rio Taquari já apresenta sinais de recuo das águas: "Aqui em Vila Mariante o nível do Rio Taquari já começou a baixar. A parte de cima, sentido norte, já baixou cerca de 70 centímetros. E na parte sul, onde está Vila Mariante, baixou cerca de 15 centímetros."

    Leia mais: "Temos centenas de famílias para resgatar e de vidas para salvar", afirma prefeito de Venâncio Aires

    Apesar desses primeiros sinais de melhoria, o prefeito enfatizou que a situação permanece desafiadora devido ao alto volume de águas. Ele destacou a prioridade atual da operação de resgate: "A tendência é que a baixa do nível seja gradual e deve permanecer, pelo menos por mais 24 horas, sem a gente conseguir entrar com os caminhões e com as máquinas pesadas. Prioridade é salvar vidas. Num segundo momento, levar mantimentos para quem está ilhado e num terceiro momento, depois de 72 horas, ajudar na reconstrução de todas essas comunidades", explicou.

    Ambulâncias e caminhões estão sendo mobilizados para dar suporte aos trabalhos, que devem se estender durante todo o dia. Até o momento houve mais de 200 resgates, e o número de pedidos de socorro chegam a todo momento. A estimativa é que mais de três mil pessoas ainda estejam ilhadas na localidade.

    A comunidade local e voluntários de toda a região estão se mobilizando em uma campanha solidária para arrecadar materiais de limpeza, itens de higiene, alimentos, cobertores, roupas e outros itens essenciais para as vítimas da enchente. Pontos de coleta estão disponíveis para facilitar as doações.