Em entrevista ao Grupo Arauto, a Prefeita Helena falou sobre a denúncia
Após o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul divulgar um relatório sobre a utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Santa Cruz do Sul, a prefeita Helena Hermany falou sobre o assunto, em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News.
A denúncia, feita pela vereadora Nicole Weber (Podemos) em fevereiro deste ano, apontava uma possível fraude na utilização de recursos do Fundeb. Segundo ela, a prefeitura, através da Secretaria da Educação, estaria informando ao Conselho do Fundeb uma lista de nomes que constava profissionais que já não faziam mais parte do quadro há meses, pois já estavam aposentados e foram exonerados, sendo caracterizados como “funcionários fantasmas”.
Ao ficar sabendo da denúncia, o Poder Executivo, por meio do secretário de Educação da época, Wagner Machado, fez a solicitação de uma auditoria para o Tribunal de Contas, afim de verificar a situação. Após análise, a equipe de auditoria do TCE concluiu a inexistência de benefício ou prejuízo financeiro do poder Executivo de Santa Cruz do Sul e a transmissão de dados todos corretamente enviados através do Siope.
“Na sequência eles estavam aqui para fazer uma investigação. Logo no dia após a vinda deles, eles falaram para o pessoal do controle interno parabenizando pela organização da Secretario da Educação. Então eu quero deixar meu registro a todos os funcionários da Educação, que de maneira competente fizeram e estão fazendo um trabalho exemplar, onde não se achou uma vírgula de irregularidade”, disse a chefe do Executivo Municipal.
“Esse documento prova que tudo que foi dito no dia 26 de fevereiro, com toda aquela ênfase, não é verdade. Aqui está claro de que o que está acontecendo: narrativas maliciosas que estão sendo feitas de uma maneira muito prejudicial”, concluiu.
Escute a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão