Uma das causas da mudança climática é o Fenômeno El Niño
Para quem gosta muito do frio, uma notícia nada boa. O inverno desse ano na região será menos frio, porém muito chuvoso. Tudo isso, por efeito do fenôneno climático El Niño, que nada mais é do que o aquecimento das águas do oceano, causando um forte volume de chuva, como explica o professor de agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe.
Conforme Hoppe, além do El-Niño, outro fenômeno que pode estar ligado a esse comportamento anormal do tempo, é o próprio efeito estufa. "Se nós observarmos, principalmente em maio, o mês que mais choveu, não tivemos noites geladas, elas foram mais quentes do que costumam ser. E isso pode ser causa do efeito estufa", afirma.
Ainda, segundo o professor, o mês mais frio será em Julho, mas a mínima não deve baixar dos 5ºC. "Devemos ter um ou dois dias com temperaturas em 0ºC, mas nada além disso", expõe. Já agosto, será o mês com bastante umidade. Para as tardes, em junho, a máxima pode chegar aos 21ºC. Em julho, poderá registrar entre 22ºC e 23ºC. Já em agosto, ficará na casa dos 21ºC.
Quanto ao volume de chuva, Hoppe considera um aumento de 20% de chuva do que é esperado, nos meses de junho, julho. Em agosto, a chuva diminiu. "Junho será um mês onde deve chover mais de 160 mm, 30mm acima normal. Em julho, o volume fica dentro do esperado, de 100mm à 130mm. Já em agosto, o volume diminiu: de 160mm, que é considerado normal para o mês, chove de 100 à 130mm", analisa.
Notícias relacionadas
Cepru Unisc completa 25 anos com mais de 1,9 mil técnicos formados
Durante a trajetória foram 24 cursos técnicos autorizados a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação
Escola Dom Pedro recebe programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra
Palestras, atividades e visitas estão entre as ações realizadas
Apesar de mau odor e gosto estranho, Corsan reafirma potabilidade da água em Santa Cruz
Companhia também investiga se materiais carregados pela enchente podem estar contribuindo para os problemas
Educação de Sinimbu participa do encerramento do Programa Verde é Vida
Objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas pelo projeto junto às escolas parceiras em 2024