Geral e Região

Chuvoso, úmido e menos frio. Veja a previsão para o inverno na região

Publicado em: 06 de junho de 2019 às 08:39 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 11:58
  • Por
    Cátia Kist
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Uma das causas da mudança climática é o Fenômeno El Niño

    Para quem gosta muito do frio, uma notícia nada boa. O inverno desse ano na região será menos frio, porém muito chuvoso. Tudo isso, por efeito do fenôneno climático El Niño, que nada mais é do que o aquecimento das águas do oceano, causando um forte volume de chuva, como explica o professor de agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe.

    Conforme Hoppe, além do El-Niño, outro fenômeno que pode estar ligado a esse comportamento anormal do tempo, é o próprio efeito estufa. "Se nós observarmos, principalmente em maio, o mês que mais choveu, não tivemos noites geladas, elas foram mais quentes do que costumam ser. E isso pode ser causa do efeito estufa", afirma.

    Ainda, segundo o professor, o mês mais frio será em Julho, mas a mínima não deve baixar dos 5ºC. "Devemos ter um ou dois dias com temperaturas em 0ºC, mas nada além disso", expõe. Já agosto, será o mês com bastante umidade. Para as tardes, em junho, a máxima pode chegar aos 21ºC. Em julho, poderá registrar entre 22ºC e 23ºC. Já em agosto, ficará na casa dos 21ºC.

    Quanto ao volume de chuva, Hoppe considera um aumento de 20% de chuva do que é esperado, nos meses de junho, julho. Em agosto, a chuva diminiu. "Junho será um mês onde deve chover mais de 160 mm, 30mm acima normal. Em julho, o volume fica dentro do esperado, de 100mm à 130mm. Já em agosto, o volume diminiu: de 160mm, que é considerado normal para o mês, chove de 100 à 130mm", analisa.