Política

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora

Publicado em: 06 de maio de 2025 às 20:00
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Reprodução/Câmara de Vereadores de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul teve uma manifestação inusitada, na sessão dessa segunda-feira (5), em relação à falta de legislação sobre poluição sonora. Edson Azeredo (PL) levou um bolo de aniversário, que foi presente de uma moradora do município. O bolo simbolizava o primeiro aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas.

    De acordo com o parlamentar, a ausência de uma lei que defina limites para a poluição sonora é um problema que persiste em Santa Cruz desde a extinção da Unidade Central de Fiscalização Externa do Município (Ucefex), em julho de 2023. Essa unidade, que desempenhava funções na fiscalização ambiental e de poluição sonora, foi descontinuada e deixou um vazio no controle dos limites que devem ser respeitados.

    O vereador destacou que o bolo entregue à tribuna serviu para lembrar o primeiro ano da audiência pública, que ocorreu em 27 de abril de 2024. Recentemente, Edson Azeredo participou de uma reunião com o prefeito Sérgio Moraes (PL) e secretários municipais para discutir a reestruturação da unidade e a melhor forma de retomar a fiscalização no município, além de buscar uma maneira mais eficiente de modernizar o processo de denúncias, para permitir que a população acompanhe o andamento dos casos.

    Leia também

    Outra questão relacionada à poluição sonora que voltou a ser debatida recentemente é o som automotivo, problema histórico em Santa Cruz. Uma das alternativas estudadas para minimizar o impacto e garantir um local de lazer para jovens, que têm se mobilizado em busca de soluções, é a utilização do Parque de Eventos para sediar esse tipo de atividade, com horários definidos e a criação de uma associação para organizar as ações.