Serão dois prêmios de R$ 25 mil em aluguel de equipamentos aos ganhadores de Melhor Filme e Melhor Direção de Fotografia
A organização do 6º Festival Santa Cruz de Cinema, que acontecerá entre 23 e 27 de outubro na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, anuncia novidades na edição, que é realizada pelo Sesc/RS, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Pé de Coelho Filmes. Dentre elas, o início do prazo de inscrições para a Mostra Competitiva de curtas metragens produzidos em qualquer parte do território nacional até o dia 06 de junho. Ainda, o homenageado de 2023: o ator carioca Thiago Lacerda, que será agraciado com o Prêmio Tuio Becker durante o evento.
É novidade, também, a implementação do Prêmio “Filmes do Bem”. O reconhecimento foi criado em parceria com a empresa Filmes do Bem, uma locadora de equipamentos cinematográficos de São Paulo, e dará dois prêmios de R$ 25 mil em aluguel de equipamentos aos ganhadores de “Melhor Filme” e “Melhor Direção de Fotografia”. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a produção de obras brasileiras.
Após o sucesso do ano anterior, o organizador do evento e diretor da Pé de Coelho Filmes, Diego Tafarel, projeta que o 6º Festival Santa Cruz de Cinema será ainda maior. “Se em 2022 nos consolidamos como o Festival de curtas-metragens com maior público presente no País, com mais de 600 pessoas por sessão, neste ano, queremos ir além. Agradecemos a confiança dos patrocinadores e apoiadores que seguem tornando isso possível”, destaca.
O 6º Festival Santa Cruz de Cinema terá uma vasta programação gratuita que envolve mostra de filmes, oficinas, debates e outras atividades culturais que serão divulgadas em breve. Ele é patrocinado por JTI e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Para empresas que desejem colaborar com a realização do evento, a organização ainda está captando recursos via Lei Rouanet e também de modo direto. Os contatos para novos patrocínios devem ser tratados com a Pé de Coelho Filmes.
Inscrições Abertas
As inscrições para participar da Mostra Competitiva do 6º Festival Santa Cruz de Cinema estão abertas. Filmes de curta-metragem, produzidos a partir de 2022, em todo o território nacional, podem se inscrever através do site (www.festivalsantacruzdecinema.com.br). O cadastro fica disponível até o dia 6 de junho e o regulamento completo também pode ser acessado no site do Festival.
Prêmio Tuio Becker
O Prêmio Tuio Becker, criado no Festival Santa Cruz de Cinema em 2019, visa homenagear nomes relevantes para o cinema brasileiro. Em 2023, na sua 6ª edição, quem recebe a homenagem é o ator carioca Thiago Lacerda. O artista, nascido em 1978, ganhou seu primeiro papel como protagonista em 1999, na novela “Terra Nostra”. Com seu talento nas telas, logo passou a atuar em diversas novelas, séries e filmes. Entre as obras que o ator estrelou, estão as renomadas “A casa das sete mulheres”, “O tempo e o vento”, “Liberdade, liberdade”, “Cordel Encantado”, “Promo Getúlio Vargas”, “Segurança Nacional”, “Pecado Capital”, “Aquarela do Brasil”, "Além de nós", "Um animal amarelo", entre outros.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.Com premiação atrativa, Festival Santa Cruz de Cinema espera receber número recorde de inscrições
Notícias relacionadas
Em Vale do Sol, desfile celebra os 200 anos da imigração alemã
Participarão 59 entidades da atividade que inicia às 9 horas, da frente das Lojas Becker e dispersão em frente da Biblioteca
Santa-cruzense Alessandra Fischer lança livro “Sinimbu e o conto de Natal”
Uma das idealizadoras do movimento Por Sinimbu, a publicitária resgata a enchente de maio e a solidariedade da população
Poema do venâncio-airense Sérgio Rosa integra coletânea nacional de autores negros
Um exemplar do livro será doado para a Biblioteca Pública Caá Yari, da Capital do Chimarrão
A magia do circo chega ao Bairro Bom Jesus neste sábado
Espetáculo será realizado a partir das 15h30min