SANTA CRUZ

Parque do Ibirapuera pode ser referência em modelo de concessão do Parque da Gruta, sugere vereador

Publicado em: 06 de fevereiro de 2025 às 09:43 Atualizado em: 06 de fevereiro de 2025 às 14:59
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Colaboração
    Leandro Porto e Nícolas da Silva
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Câmara de Vereadores de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Conforme Eduardo Wartchow, medida garantiria a manutenção do espaço e ampliação de atividades

    Após o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), publicar nas redes sociais um vídeo falando da situação do Parque da Gruta, o vereador Eduardo Wartchow (Novo) levou o tema para a Câmara de Vereadores na sessão da última segunda-feira (3).

    O assunto também vem sendo debatido na Arauto News 89,9 FM. Em entrevista realizada nessa semana, o chefe do Executivo classificou a situação do local como “preocupante”. Em virtude disso, Eduardo Wartchow, que participou do programa Direto ao Ponto nesta quarta-feira (5), sugeriu que a Administração Municipal faça a concessão do Parque da Gruta. 

    Para o parlamentar, essa seria uma alternativa viável e que tornaria um dos cartões postais de Santa Cruz mais atrativo para os moradores locais e também para os turistas. “O setor público tem recursos finitos e demandas infinitas. Então, por que não fazer a concessão e tirar esse peso do poder público?”, questionou. Segundo ele, quando se fala em concessão à iniciativa privada, o maior receio da população é quanto a uma possível cobrança de ingresso. “Todo mundo paga. Eu vou pagar pelo ingresso ou pela atividade que irei realizar, ou vou pagar como contribuinte, com impostos que eu não enxergo”, destacou.

    De acordo com Wartchow, se fosse administrado pela iniciativa privada, o Parque da Gruta poderá manter a manutenção e ampliar as atividades e serviços oferecidos. Segundo o vereador, o local tem espaço e poderia implementar, por exemplo, passeios de bike, construir um mirante. “Mas isso tem que ser uma empresa privada que venha, avalie a viabilidade, o tamanho do investimento e outras questões”, pontuou.

    Durante a entrevista, ele mencionou ainda exemplos que parques que passaram pela concessão e hoje podem ser considerados referências, entre eles o Parque Ibirapuera, em São Paulo, e o Parque do Caracol, em Gramado.

    Leia também