Latrocínios caíram pela metade e crimes como roubo a pedestre e de veículos também diminuíram
O Rio Grande do Sul encerrou o primeiro mês de 2025 com queda nos índices de criminalidade em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os homicídios dolosos reduziram 45%, passando de 190 casos, em janeiro de 2024, para 105. Os crimes de feminicídio caíram 17%, percentual que representa a diferença entre os 12 casos registrados no ano passado e as dez ocorrências deste ano.
Os latrocínios tiveram queda de 50%, passando de seis casos de roubo seguido de morte para três. As estratégias de combate aos crimes de roubo a pedestre e roubo de veículos contribuem diretamente para a redução nos latrocínios. No caso de roubo a pedestre, a retração foi de 37%. Ao todo, 978 ocorrências foram registradas, ao passo que, em janeiro do ano anterior, foram mais de 1,5 mil. Considerando a série histórica, é a primeira vez que o número ficou abaixo de mil. Já em relação aos roubos de veículos, as estatísticas mostram uma queda de 35%, passando de 269 ocorrências para 175.
Também houve redução de ocorrências em bancos e em estabelecimentos comerciais, além do transporte coletivo e do campo. Em instituições financeiras, nenhum crime foi registrado. A diminuição das ocorrências no comércio foi de 17%, passando de 447 casos para 369. Já no transporte coletivo, a queda registrada foi de 44%. Os 15 casos de janeiro de 2025 se contrapõem aos 27 do mesmo período do ano anterior. Em relação aos crimes de abigeato, as 159 ocorrências representam uma retração de 40% em face dos 265 casos de janeiro passado.
Notícias relacionadas
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Santa Vitória
Ação da Brigada Militar aconteceu nesta quinta-feira
Morto em incêndio na Pasc, Vida Loca foi mandante de homicídio em Vera Cruz
Em entrevista à Arauto News, delegada Lisandra revelou detalhes de investigação que tramitou em sigilo por mais de dois anos
Brigada Militar de Venâncio Aires tem novo comandante
Tenente Velten se reuniu com prefeito Jarbas da Rosa e secretário Luciano Teixeira
Caminhoneiro colide contra poste às margens da RSC-453, em Venâncio Aires
Conforme relatado pelo motorista, ele perdeu o controle após uma pane mecânica no veículo