Termos de cooperação entre poder estadual e município foram assinados nessa quarta-feira

Assinatura ocorreu nessa quarta-feira, em evento realizado em Estrela | Foto: Vitor Rosa/Secom
Após ter seis projetos contemplados no programa Desassorear RS, Venâncio Aires se prepara agora para receber o maquinário que irá realizar os trabalhos no Arroio Castelhano. Nessa quarta-feira (5), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinou os temos de cooperação entre o Estado e o município, e autorizou o início das ações. A Capital do Chimarrão está na lista que contempla ainda 153 cidades para ações de desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.
O ato de assinatura foi realizado na cidade de Estrela, com a participação dos titulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), Rafael Mallmann, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes, e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans. O investimento em obras de desassoreamento nos municípios será de quase R$ 40 milhões.
No programa Desassorear RS, ao invés do Governo do Estado repassar o valor em dinheiro, ele faz a contratação de horas-máquinas e encaminha os equipamentos aos municípios que foram selecionados. Na Capital do Chimarrão, por exemplo, conforme detalha o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, as ações de desassoreamento vão ocorrer em trechos de sangas da região urbana, que somam 4.958 metros, e ainda na extensão urbana do Arroio Castelhano, que representa mais 12.500 metros.
Locais que receberão as máquinas:
- Trecho da Sanga do Cambará início junto a ponte na rua Pedro Grunhauser
- Sanga sem denominação iniciando próximo a rua Berlin da Cruz, no Bairro Morsch;
- Sanga sem denominação iniciando próximo a quadra 575 do Bairro Morsch;
- Sanga sem denominação iniciando próximo ao início da Avenida Ruperti Filho, no Bairro União;
- Sanga sem denominação iniciando próximo ao início da rua Silveira Martins, no Bairro União;
- Arroio Castelhano na extensão urbana.
Notícias relacionadas

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação