Região

Comissão organizadora define tema do Fórum de Educação deste ano

Publicado em: 06 de fevereiro de 2019 às 13:17 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 08:38
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Pixabay/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    O evento, destinado para educadores da rede pública e privada, ocorre de 24 a 27 de abril

    A Escola contemporânea práticas criativas e inovadoras na ressignificação das competências cognitivas e emocionais é o tema que vai nortear os debates do 11º Fórum Internacional e 15º Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires.

    O evento, destinado para educadores da rede pública e privada, ocorre de 24 a 27 de abril, na Sova. As inscrições devem abrir em breve. São esperados cerca de 800 professores.

    O objetivo desta edição é  instigar educadores a se reinventar em sala de aula, por meio da inovação e da criatividade e estimular produção de conhecimento em meio a era da informação.

    Segundo a professora que coordena a organização do Fórum, Alice Theis, a intenção é abordar formas de utilizar as novas tecnologias para inovar os métodos pedagógicos  em sala de aula. “Enquanto escola precisamos acompanhar a evolução e levar para os alunos todos os conhecimentos armazenados pela humanidade de uma forma renovada e mais criativa”, afirma.

    Na avaliação da educadora, o objetivo também é debater mecanismos de promover o desenvolvimento cognitivo, das crianças e adolescentes, de uma forma que possam assimilar o mundo e entender a realidade. Para isso, Alice considera que é tarefa do professor ir além e buscar formas de desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes. “O mundo muda muito e é necessário preparar os estudantes para que tenham maturidade sócio emocional, junto com a cognitiva, para enfrentar tudo que é exigido nesta sociedade”, aponta.

    Construção do conhecimento

    Outro aspecto que as discussões devem nortear é a geração de conhecimento. Segundo Alice, a sociedade está imersa em um universo de informação gerada a todo momento, mas é necessário primar pela construção de conhecimento. “Acredito que esta é uma tarefa primordial da escola”, finaliza.

    PROGRAMAÇÃO

    24/04 Quarta-feira

    Abertura

    Palestrante: Miguel Zabalza

     

    25/04 Quinta-Feira

    Manhã – Professor Gabriel Perissé – RJ

    Tarde – Professor Augusto Teixeira Lich – RS

    Noite – Professor Giovanni  Matiello – RS

     

    26/04 Sexta- feira

    Manhã – Palmira Ramos Tolotti

    Tarde – Dr. Nélio Tombini

    Noite – Atividade cultural (Peça teatral com o grupo Luz e Cena)

     

    27/04 -Sábado

    Manhã – Emília Cipriano

    11h – Encerramento.