REGIÃO

Cerca de 1,4 mil foram afetados pelo granizo registrado no final do ano

Publicado em: 06 de janeiro de 2025 às 13:53
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Afubra/Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Dados foram divulgados pela Afubra

    A chuva forte e o granizo que atingiram a região nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, ocasionaram prejuízos em lavouras de cerca de 1.400 produtores.

    Os números foram divulgados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Em toda área de abrangência da entidade, são ainda mais propriedades atingidas, em torno de 4.800.

    Presidente da Afubra, Marcilio Drescher, destaca que os produtores tinham expectativa de uma boa safra e, de certa forma, segundo ele, isso estava se projetando. “Isso estava se projetando até poucos dias com as chuva regulares normais. Toda a agricultura estava sendo bem tratada com irrigação normal, com as chuvas que vinham. Infelizmente, na virada do ano, os agricultores nos três estados do sul tiveram problemas com o granizo”, salienta.

    Drescher afirma que o granizo deixou os produtores rurais abalados, especialmente pelo grande número de afetados. “A região da matriz, aqui em Santa Cruz, chamada microrregional, tivemos mais de 1.400 produtores associados da Afubra atingidos. Foi a região mais atingida”, detalha.

    Após, a região Sul, nos municípios de Camaquã, São Lourenço e Canguçu, registraram quase 500 agricultores afetados. Em Venâncio Aires e Sobradinho, conforme o presidente da Afubra, foram mais de 300 associados atingidos em cada um dos municípios.

    Com relação aos produtores que tiveram prejuízo, Drescher pede paciência. “Mais cedo ou mais tarde, o avaliador chegará [nas propriedades]. Todos serão bem atendidos. Esperamos que a dor se amenize com os auxílios que a Afubra tem para oferecer. O valor que a Afubra ajuda como auxílio é o valor sobre o qual o produtor paga sua contribuição. É um sistema mútuo”, reforça.

    Leia também