Estoque da unidade municipal é hoje de 135 remédios
Os primeiros dias de atuação dos novos gestores municipais, além de ser para se inteirar das atividades, também está servindo para ter jogo de cintura e dar conta da demanda. Na saúde, um dos principais gargalos, principalmente em período de crise e falta de repasses do Estado e da União, a administração pública, através da Secretaria de Saúde, precisa driblar as dificuldades para atender as demandas da área.
Nesta primeira semana, a pasta constatou que a Farmácia Municipal de Vale do Sol precisa de atenção urgente. Para o financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica o município conta com recursos próprios, assim como da União e do Estado, conforme Portaria n° 1.555, de 30 de julho de 2013. No entanto, há valor pendente no total de R$ 26.604,24, desde 2014 até 2016. O que representa um valor mensal de R$ 2.217,02.
Conforme a secretária de Saúde, Beatriz Krainovic, estão em aberto: seis parcelas de 2014; uma parcela de 2015 e cinco parcelas de 2016. “E não existe previsão de quando iremos receber esta verba”, lamenta.
Atualmente, a Farmácia Municipal está com falta do medicamento Succinato de Metoprolol – 25mg, 50mg e 100mg. Este medicamento é básico, ou seja, faz parte da Farmácia Básica. “O Metoprolol é um betabloqueador, tem função antiarrítmica, utilizado também no manejo da hipertensão”, explica a responsável pela pasta.
Confira a matéria completa na edição deste sábado do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade