Estoque da unidade municipal é hoje de 135 remédios
Os primeiros dias de atuação dos novos gestores municipais, além de ser para se inteirar das atividades, também está servindo para ter jogo de cintura e dar conta da demanda. Na saúde, um dos principais gargalos, principalmente em período de crise e falta de repasses do Estado e da União, a administração pública, através da Secretaria de Saúde, precisa driblar as dificuldades para atender as demandas da área.
Nesta primeira semana, a pasta constatou que a Farmácia Municipal de Vale do Sol precisa de atenção urgente. Para o financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica o município conta com recursos próprios, assim como da União e do Estado, conforme Portaria n° 1.555, de 30 de julho de 2013. No entanto, há valor pendente no total de R$ 26.604,24, desde 2014 até 2016. O que representa um valor mensal de R$ 2.217,02.
Conforme a secretária de Saúde, Beatriz Krainovic, estão em aberto: seis parcelas de 2014; uma parcela de 2015 e cinco parcelas de 2016. “E não existe previsão de quando iremos receber esta verba”, lamenta.
Atualmente, a Farmácia Municipal está com falta do medicamento Succinato de Metoprolol – 25mg, 50mg e 100mg. Este medicamento é básico, ou seja, faz parte da Farmácia Básica. “O Metoprolol é um betabloqueador, tem função antiarrítmica, utilizado também no manejo da hipertensão”, explica a responsável pela pasta.
Confira a matéria completa na edição deste sábado do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado