Em Vera Cruz, pais podem levar filhos de 12 e 13 anos até as salas de vacinas para receber a dose
A partir de segunda-feira, dia 9, os meninos de 12 e 13 anos podem procurar os locais de vacinação para se imunizarem contra o HPV. Até então, as doses eram aplicadas apenas em jovens do sexo feminino. Para se vacinar, os pais devem levar o filho até o Espaço Mamãe Criança – local onde funciona a Sala de Vacinas do Posto de Saúde Central. Os moradores da região sul de Vera Cruz também podem se dirigir até a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso. Em ambos os postos é preciso levar a Caderneta de Vacinação.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Secretaria de Saúde de Vera Cruz, Jaqueline Thier Müller, esta é uma das mudanças anunciadas pelo Ministério da Saúde. Em 2017 receberão as doses os meninos desta faixa etária, indo de forma gradual até 2020. “É uma vacina que já temos. A mudança é que ela começa a ser aplicada em jovens do sexo masculino. Também podem tomar as doses adolescentes e homens (de 9 a 26 anos) que tem o vírus HIV”, explica. Assim como em meninas, serão duas doses. A segunda será feita seis meses após a aplicação da primeira.
As meninas precisam ficar em alerta. Jaqueline lembra que a primeira dose da vacina HPV para meninas deve ser aplicada até os 14 anos, 5 meses e 29 dias, para que a segunda dose seja administrada antes da garota completar 15 anos.
A matéria completa você lê na edição impressa do Jornal Arauto deste fim de semana.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos