Geral

Começa a aplicação da vacina HPV em meninos

Publicado em: 06 de janeiro de 2017 às 16:39 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:37
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em Vera Cruz, pais podem levar filhos de 12 e 13 anos até as salas de vacinas para receber a dose

    A partir de segunda-feira, dia 9, os meninos de 12 e 13 anos podem procurar os locais de vacinação para se imunizarem contra o HPV. Até então, as doses eram aplicadas apenas em jovens do sexo feminino. Para se vacinar, os pais devem levar o filho até o Espaço Mamãe Criança – local onde funciona a Sala de Vacinas do Posto de Saúde Central. Os moradores da região sul de Vera Cruz também podem se dirigir até a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso. Em ambos os postos é preciso levar a Caderneta de Vacinação.

    De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Secretaria de Saúde de Vera Cruz, Jaqueline Thier Müller, esta é uma das mudanças anunciadas pelo Ministério da Saúde. Em 2017 receberão as doses os meninos desta faixa etária, indo de forma gradual até 2020. “É uma vacina que já temos. A mudança é que ela começa a ser aplicada em jovens do sexo masculino. Também podem tomar as doses adolescentes e homens (de 9 a 26 anos) que tem o vírus HIV”, explica. Assim como em meninas, serão duas doses. A segunda será feita seis meses após a aplicação da primeira. 

    As meninas precisam ficar em alerta. Jaqueline lembra que a primeira dose da vacina HPV para meninas deve ser aplicada até os 14 anos, 5 meses e 29 dias, para que a segunda dose seja administrada antes da garota completar 15 anos.

    A matéria completa você lê na edição impressa do Jornal Arauto deste fim de semana.