Iniciativa, em âmbito nacional, visa reaquecer o setor cultural
Os cinemas de Santa Cruz do Sul foram contemplados com aportes financeiros pela aprovação de dois projetos submetidos a editais da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. Como contrapartida, 16,7 mil ingressos cortesia para assistir a sessões de cinema serão distribuídos, neste mês de dezembro, para escolas, entidades e projetos sociais de Santa Cruz do Sul. O encaminhamento da proposta ao Ministério da Cultura foi feito por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A iniciativa, em âmbito nacional, visa reaquecer o setor cultural que sofreu fortes impactos econômicos e sociais causados pela pandemia.
Para definir a operacionalização das excursões das turmas às salas de cinema, uma reunião na Secult foi realizada na última segunda-feira, 2, com a participação de representantes de instituições de ensino e assistência social. Na ocasião, a secretária de Cultura, Roberta Pereira, detalhou que será priorizada a exibição de filmes nacionais, como forma de valorizar a produção cultural, a história e a identidade brasileiras. “Ficamos muito felizes com o resultado desta seleção, que vem para apoiar o cinema de nossa cidade e possibilitar este lindo presente de Natal para crianças e adolescentes que, talvez, terão a oportunidade de frequentar esses locais pela primeira vez em suas vidas”, declarou.
Os projetos abrangem o Cine Santa Cruz, que fica localizado junto ao Shopping Santa Cruz, e também o Cine Max, situado no Shopping Germânia. O primeiro recebeu aporte via Governo do Estado e o segundo pelo Município. Conforme a produtora cultural Cristchie Bechert, proprietária dos cinemas, serão assinadas listas de presença e feitos registros fotográficos para comprovação da efetiva aplicação dos recursos. Somente a rede municipal de ensino deverá garantir o acesso de cerca de 6,8 mil estudantes ainda este ano. “Os ingressos também podem ser utilizados por crianças e adolescentes que optem por ir acompanhados de suas famílias, por exemplo, fora do horário escolar. Mas, é importante frisar que somente os grupos contemplados receberão as entradas gratuitas”, explica Cristchie.
Entre os filmes em cartaz atualmente estão as produções nacionais Ainda Estou Aqui – escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025 – e Arca de Noé – considerada a maior animação brasileira já realizada. A escolha deve respeitar as classificações indicativas de idade dos estudantes. De acordo com Cristchie, todas as salas oferecem ferramentas de acessibilidade, por meio do download de um aplicativo em celular ou tablet que disponibiliza tradução em Libras e audiodescrição. “Além de democratizar o acesso à sétima arte, a valorização do cinema nacional enriquece a experiência escolar, promovendo reflexão, criatividade e conexão com a cultura brasileira. Esses projetos são uma prova de que o cinema pode ser mais do que entretenimento: é um instrumento de aprendizado e transformação social, inspirando as próximas gerações dentro e fora das salas de aula”, destaca.
Notícias relacionadas
CTG Querência da Mata confeccionará pilchas completas através da Lei Aldir Blanc
Verba de R$ 52 mil vai beneficiar 25 casais
O presente de Fernanda e Michele tem nome: Augusto
Casal vera-cruzense terá o maior Natal de sua vida, com a doce espera do filho, que nasce em 2025, trazendo sentimento de amor que une e liberta
Os 97 Natais de dona Brunilda
Da simplicidade da sua infância, a santa-cruzense carrega a lembrança mais saudosa da reunião familiar. Hoje, se mantém participativa ao desfilar na Christkindfest
Entidades de Vale do Sol recebem recursos para qualificar estrutura
Valores serão empregados em infraestrutura ou na aquisição de instrumentos, equipamentos de som e iluminação