Geral

Crescimento é destaque no Faxinal Menino Deus

Publicado em: 05 de dezembro de 2019 às 19:09 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 20:39
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
    compartilhe essa matéria

    Inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte está entre os sonhos antigos da comunidade e que hoje é realidade

    Progresso. É assim que  Sandra Teresinha Scherer define o Faxinal Menino Deus, em Santa Cruz do Sul. Para a presidente da Associação dos Moradores do bairro, a referência vem ao encontro das melhorias e reivindicações que por tempos foram sonho da comunidade e, hoje, estão se concretizando. Entre as conquistas, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Faxinal Menino Deus, em agosto de 2015, a pavimentação de ruas, bem como a tão esperada  inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que ocorre neste sábado, dia 7, e a reabertura das portas do Centro Social Urbano ainda neste ano. 

    A denominação Faxinal Menino Deus veio em 2010, com a unificação dos bairros Faxinal Velho e Menino Deus, o que tornou o local mais forte em diversos aspectos, como pontua o morador do bairro e vereador de Santa Cruz do Sul, Luis Carlos Fagundes Ruas. Atualmente, segundo Luis, o espaço é lar para mais de 12 mil pessoas, que têm à disposição comércio variado, com lojas de roupas, farmácia, lancherias, supermercados, fruteira, entre outros. O Faxinal Menino Deus também é conhecido por sediar o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, bem como pela intensa arborização, que se estende por diversas ruas e é um convite aos moradores e aos visitantes a passearem pelo local. O cuidado com a estética vai além e pode ser visto através da pintura e da conservação do trevo de acesso ao bairro.

    EDUCAÇÃO
    A educação é outro potencial a se destacar. O bairro conta com educandários que ofertam ensino desde o infantil até o médio. Entre as instituições municipais estão a EMEI Pequeninos do Faxinal, que atende 225 crianças, e a EMEF Menino Deus, com 490 estudantes. Além dessas, a EMEF Duque de Caxias – localizada no bairro Ana Nery – também recebe diversos jovens e crianças do Faxinal Menino Deus, que estão em busca de ensino. Já para aqueles que procuram a formação escolar no Ensino Médio, a opção é a EEEM Willy Carlos Frohlich, o Polivalente. 

    INICIATIVAS
    O Faxinal Menino Deus também se destaca pelas iniciativas promovidas que visam melhorias em prol de cuidados, como estruturais e de limpeza, além do benefício social dos moradores. Entre as ações está o mutirão de recolhimento de entulhos, promovido pela Secretaria Municipal de Habitação do município e a Associação de moradores do bairro, que conta com a colaboração da população do local. Antes do caminhão e da retroescavadeira da Prefeitura circularem pelas ruas do bairro recolhendo todo tipo de entulho e material de descarte, os moradores são alertados pela associação a depositá-los do lado de fora de suas residências. Segundo Luis, trata-se de uma oportunidade para a comunidade fazer o descarte correto de objetos e resíduos, bem como manter seus pátios e casas limpos. “A comunidade se envolve e procura colaborar sempre, deixando os materiais em frente às casas para que possam ser recolhidos”, revela. 

    Outra mobilização ganha forma nesta época do ano no bairro. É o Natal Iluminado, realizado em prol da população em situação de vulnerabilidade social, que dedica um dia de integração e lanche para as famílias, bem como presenteia as crianças, através da arrecadação e doação de brinquedos.

    ESFs levam serviços de saúde à população
    Entre os potenciais do bairro Faxinal Menino Deus está a saúde. São dois postos que prestam assistência aos moradores em diversos âmbitos e necessidades, bem como oferecem cuidados para diferentes faixas etárias. Entre as unidades, em agosto de 2015 foi inaugurada a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Faxinal Menino Deus, que assiste atualmente cerca de 2,4 mil usuários e 732 famílias. O espaço, localizado na rua Dona Carlota, 548, era um desejo antigo da comunidade, como revela a presidente da associação de moradores. “Era uma necessidade de tempos e que hoje está concretizada para cuidar da saúde de todos que vivem aqui”, frisa Sandra. Na ESF, a população tem à disposição atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de serviços de vacinação, curativos, medicamentos, testes rápidos como de hepatite B e C, sífilis e HIV, grupos de saúde, pré-natal e puericultura – através da qual é realizado o acompanhamento de bebês recém-nascidos até menores de dois anos.

    Dispondo do mesmo modelo de atendimento e de serviços, o bairro ainda conta com outra unidade de saúde: a ESF Menino Deus, localizada na rua Mário Quintana, 19. No local são atendidas cerca de 3,2 mil pessoas e pouco mais de mil famílias. 

    No bairro crescem as oportunidades para o lazer, a cultura e o esporte
    A comunidade de Faxinal Menino Deus vai acompanhar neste sábado, dia 7, a realização de um sonho: a inauguração de um ginásio no bairro, que atende as carências de espaço para a prática de atividades esportivas e de lazer. A cerimônia, que inicia às 14 horas, contará com a presença do ministro Osmar Terra. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado na rua Dona Carlota, será o primeiro complexo esportivo de Santa Cruz do Sul para uso exclusivo de formação esportiva e atividades voltadas ao desenvolvimento de atletas. 

    O local, de 1,6 mil metros quadrados, terá quadra poliesportiva com medidas oficiais, que vai comportar a prática de diversas modalidades como futebol de salão, basquete e voleibol, além de olímpicas e paraolímpicas. Na parte interna, a estrutura conta com vestiários, chuveiros, enfermaria, copa e academia  de ginástica comunitária – a mais completa do Estado, segundo o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Licério Agnes. Através do Centro, a comunidade também terá à disposição atividades recreativas, ginástica laboral, bem como projeto de maturidade esportiva.

    CENTRO SOCIAL URBANO
    Ainda neste ano, outra obra vai beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social no bairro, bem como incentivar o lazer e a cultura aos moradores. É o Centro Social Urbano, localizado junto ao Centro de Iniciação ao Esporte, que depois de cerca de um ano com as portas fechadas, passa pela fase final de revitalização e deve reabrir ainda em 2019.  

    O modelo de atendimento no local seguirá o mesmo adotado pelos demais centros comunitários do município. Serão ofertadas à população cadastrada no CadÚnico, oficinas de dança, ginástica para terceira idade, música (canto e instrumento), informática, reforço escolar, clube de mães e outras, em parceria com a Associação de Projeto Educacional para Crianças e Adolescentes (Aesca). Além disso, de segunda a sexta-feira, serão servidas refeições para os participantes dos projetos sociais.

    Para voltar a ser utilizado pela comunidade, o local passou por melhorias como pintura externa e interna, substituição da rede elétrica e de encanamento. Na parte externa, a pracinha foi revitalizada e o playground foi pintado e consertado. Como últimos reparos, estão sendo pintados os banheiros e colocadas lajotas na entrada do centro. O serviço do Centro Social Urbano é vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop).