Prolongamento de déficit hídrico nas próximas semanas pode gerar perdas significativas
A falta de chuva na região tem preocupado os produtores de Venâncio Aires que já enfrentaram uma forte estiagem no início deste ano. O fenômeno castigou as plantações, causando perdas expressivas e prejuízos financeiros. O déficit hídrico registrado nas últimas semanas tem causado aflição nas lavouras das duas principais culturas de verão.
De acordo com o chefe do escritório de Venâncio Aires da Emater/RS-Ascar, Vicente João Fin, o milho já está começando a registrar estresse hídrico, e se a falta de chuva avançar na próxima semana haverá perdas maiores do grão. “O milho está no momento crítico, pois precisa de um maior volume de água para completar o ciclo e ter uma boa produtividade. Já a soja está no período de zoneamento e com a falta de chuva os produtores não estão podendo fazer o plantio”, relata o chefe do escritório da Emater.
Ainda, conforme Vicente, em comparação ao mesmo período de 2019, em novembro ainda não havia registro de falta de chuva, iniciando a estiagem apenas no final de dezembro. Segundo projeções, o mês seguirá com baixo índice hídrico. Época da maior parte do florescimento do milho e de efetivação do plantio da soja.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade