Geral

Machismo, crise dos refugiados e spray de pimenta são temas do 1º dia

Publicado em: 05 de novembro de 2016 às 15:14 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:44
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    G1
  • Foto: Hora do Enem
    compartilhe essa matéria

    A repressão às mulheres também foi o assunto de outra questão

    Neste sábado (5), Enem teve provas de ciências humanas e ciências da natureza, com um total de 90 questões. tre outros temas, Hamlet, crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e, em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta. A repressão às mulheres também foi tema de outra questão, mais especificamente relacionada à Revolução Islâmica de 1979 no Irã. Para abordar o tema, o Enem usou um trecho do romance em quadrinhos Persepolis, da escritora Marjane iraniana Satrapi.

    A prova também trouxe uma pergunta sobre machismo. A missão do candidato era relacionar uma propaganda de 1968 em que uma mulher segurava um produto de limpeza e havia a seguinte frase ‘a mulher levará a limpeza para a lua’. Na mesma questão havia uma notícia afirmando que 50% da equipe da Nasa era formada por mulheres, citando comentários machistas publicados por internautas. O candidato tinha de relacionar os dois casos.

    Primeiro dia do Enem

    No primeiro dia do Enem, os candidatos precisam responder a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. Os portões fecharam às 13h no horário de Brasília, e as provas começaram às 13h30. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.

    As informações são do site G1.