Obra que está em execução no interior de Vera Cruz motivou projeto escolar que está em exposição à comunidade
No saguão da Prefeitura de Vera Cruz, a população que quiser conhecer de perto o projeto da barragem de Dona Josefa sem se deslocar até o local, pode. Basta visualizar com a precisão de detalhes a maquete que foi desenvolvida, numa iniciativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, com o auxílio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc, e que está exposta na entrada da sede do Poder Executivo.
A maquete integra o projeto Barragem Dona Josefa, desenvolvido pelos estudantes e a comunidade escolar de forma ampla, desde o começo do ano. A barragem Dona Josefa, que está em obras numa área desapropriada a três quilômetros do educandário, movimenta a localidade, mexe com a economia, meio ambiente, com o desenvolvimento de Vera Cruz, e atiçou naturalmente a curiosidade dos estudantes. Para entender a importância dessa obra para o abastecimento do município, especialmente em dias de estiagem, alunos e professores se debruçaram para buscar informações, realizar visitas na área, desenvolver maquetes e folder.
O folder também está disponível na Prefeitura, para quem quiser conferir. Tem dados sobre o que é a bacia do Arroio Andréas e da importância para o abastecimento local, o formato de peixe da barragem, sua área de alague de 16 hectares, que vai garantir água por 60 dias de seca e muitas outras curiosidades.
A maquete já esteve em evidência durante a Feira da Produção, e atraiu muitos olhares a quem entrava no ginásio Poliesportivo, onde estavam os expositores internos. “Muitas pessoas falaram que não faziam ideia que seria tão grande”, comenta a diretora do educandário, Neusa Meert, a partir da repercussão que ouviu durante a Feira. E deixa o convite para quem quiser conferir, as portas da Prefeitura estão abertas.
Notícias relacionadas

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas

Por Daniel Cruz

Segue aberto período de inscrição para o processo seletivo para Bombeiro Militar do CBMRS
Interessados devem atender aos requisitos definidos no edital; saiba quais são

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local