Com o tema da festa: Nossa História, Nosso Futuro, a cerimônia foi realizada no Pavilhão Central
A noite desta quinta-feira (5) foi marcada pela abertura oficial da 38ª Oktoberfest. Com o tema da festa: Nossa História, Nosso Futuro, a cerimônia, realizada no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, reuniu o trio de soberanas, composto pela rainha Camila Eduarda Schaefer e as princesas Marília Fischer e Daniela Schoenninger, a família Fritz e autoridades que acompanharam o ato que dá o primeiro pontapé na Festa da Alegria.
O presidente da Oktoberfest, João Goerck, iniciou a cerimônia afirmando que esta será a maior Oktoberfest de todos os tempos. "Com um coração cheio de alegria e gratidão, estamos prontos para realizar a maior Oktoberfest de todos os tempos. Por muitos meses de trabalho e dedicação, nosso reconhecimento a todos os integrantes da coordenação e suas equipes. Inspirado pelo tema: Nossa história, Nosso futuro, prometemos dias de muita cultura, dança, música, gastronomia e alegria. Juntos, realizaremos a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e a mais cultural do Brasil", disse.
Um momento muito especial marcou o evento. Pensando no tema da abertura, as soberanas de outras edições da Festa da Alegria entraram com os filhos na cerimônia.
A prefeita Helena Hermany afirmou que a Festa da Alegria é um momento de união e felicidade, onde é celebrado as tradições e culturas do povo. "Este ano o tema escolhido reflete o compromisso que temos com a preservação de nossas raízes e a construção de um amanhã ainda mais promissor. Como prefeita, tenho o privilégio de acompanhar toda esta evolução que ocorre em nossa comunidade", disse.
O presidente da Assemp, Ricardo Bartz, destacou o trabalho incansável das várias mãos por trás da organização da Festa da Alegria. "Esta festa é organizada, única e exclusivamente, por um grupo de voluntários que se doam, por dias e meses. Muitos vão continuar trabalhando e circulando até a festa encerrar, para poder entregar para o visitante a melhor e maior festa da alegria. Todas as nossas decisões foram pensadas em um único propósito, a experiência do visitante", pontuou.
Leia também: FOTOS: Os Atuais agitam o público na abertura do Espaço Arauto
Representando o Congresso Nacional, o deputado Heitor Schuch esteve presente no evento e parabenizou o município e todas as pessoas envolvidas na organização da festa. Schuch desejou sucesso, e destacou a importância do tema escolhido para a edição deste ano, que remete a família e acolhimento. "Hoje talvez seja o melhor dia para a gente falar o que eu vou dizer agora: pobre do povo que não tem história, e mais pobre ainda o povo que tem história mas não a cultiva, preserva e valoriza. Eu fico feliz quando venho aqui na minha terra natal e vejo que aqui se valoriza a história, o trabalho, a cultura, a música, o canto, a dança, a gastronomia, a cidade e a colônia", ressaltou.
A deputada Kelly Moraes representou a Assembleia Legislativa na abertura da festa. "Desejar sempre sucesso. O tema desta edição é propício. Quando vejo mães, pais, filhos, eu fico muito feliz, porque a Oktoberfest é para isso. É para unir as famílias e mostrar o acolhimento que temos para todos os visitantes", salientou.
O evento, que contou com muita música e emoção, teve vários momentos em que o passado e o futuro foram reverenciados como forma de demonstrar a transição do antigo com o novo.
Notícias relacionadas
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte