Os ventos podem alcançar, inclusive, o sudeste dos Estados Unidos
O olho do potente furacão Matthew tocou a terra no leste de Cuba nesta terça-feira (4), após atingir a República Dominicana e o Haiti, países onde deixou ao menos nove mortos e milhares de evacuados, enquanto os Estados Unidos tomam medidas de prevenção. "A parte norte do olho do furacão Matthew, que é extremamente perigoso, tocou a parte mais ao leste de Cuba", indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em seu último boletim, publicado às 18h (horário de Brasília).
Matthew deixou mortos, quase 200 imóveis danificadas e 794 evacuados na República Dominicana, informou o Centro de Operações de Emergências (COE), nesta terça-feira (4). Com a mesma força devastadora, o fenômeno atingiu ainda o Haiti, deixou mortos, e 9.280 pessoas foram retiradas de suas casas, informou o porta-voz do Ministério do Interior haitiano, Guillaume Albert Moléon.
A província de Guantánamo, a mais ao leste de Cuba, também se prepara para o esperado impacto de Matthew. Com 28.000 habitantes, o município de Maisí poderia ser um dos mais afetados pelo furacão. A chuva começou a cair pela manhã, e havia cerca de 3.000 pessoas em abrigos, segundo a televisão estatal. As autoridades cubanas alertaram sobre o aumento progressivo de marejadas e de inundações. Espera-se ventos com força de furacão e um "aumento gradual das chuvas, que serão intensas com acumulados entre 200 e 300 milímetros", apontou o relatório mais recente do Centro de Meteorologia cubana.
O furacão pode alcançar, inclusive, o sudeste dos Estados Unidos, onde os governos da Flórida e da Carolina do Norte decretaram estado de emergência. Já a Carolina do Sul ordenou a evacuação do litoral.
Notícias relacionadas

Pavimentação está entre as principais demandas dos moradores do Bairro São João
Pedidos são principalmente nas ruas que são corredores de ônibus

Equipe de Saúde de Vale do Sol recebe nova certificação da Rede Bem Cuidar
A unidade recebeu em mãos da secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, o certificado com o título de “Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança”

Condenado por assalto em Cerro Alegre Baixo é preso pela Força Tática
Membro de quadrilha que roubou família durante jantar em 2021 foi sentenciado a nove anos. Na época do crime, ele e comparsas sabiam que vítimas haviam recebido dinheiro da venda de porcos

ARAUTO REPÓRTER UNISC 1 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Tarifa de ônibus em Santa Cruz sobe para R$ 5,50 a partir desta terça-feira ➡️ Prefeitos do Vale do Rio Pardo pedem reunião com o Estado sobre acessos na RSC-287 ➡️ Região…