Geral e Cobertura Especial

Venâncio Aires deve emitir decreto de emergência ainda nesta terça-feira

Publicado em: 05 de setembro de 2023 às 09:22 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:51
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prefeito, Jarbas da Rosa, acompanha a situação em Vila Mariante, no interior do município

    O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, acompanhou, na manhã desta terça-feira (5), a situação em Vila Mariante, no interior do município. Com as chuvas registradas no final de semana e nessa segunda-feira (4), o nível do Rio Taquari subiu e atingiu 27,20 metros, conforme a última divulgação, realizada às 6h45min.

    Rosa explica que trabalho inicial foi feito com as famílias e pessoas desalojadas. Após, os atendimentos foram para pessoas que ainda estão em suas residências e necessitam sair, mas ainda estão resistentes. "A gente está dando assistência, levantando móveis e acompanhando a elevação do Rio Taquari, que deve subir muito até o final da tarde."

    Paralelo a isso, o Chefe do Executivo afirma que está sendo realizado um trabalho administrativo para que seja emitido, ainda nesta terça-feira, o decreto de emergência. O objetivo, segundo o prefeito, é possibilitar que o município tenha acesso a benefícios financeiros e possa ajudar ainda mais a população da Capital do Chimarrão. "Estamos pensando na população que está sendo tão atingida com essa elevação das águas aqui. O decreto de emergência é fundamental do ponto de vista da Defesa Civil e também com relação a assistência social, para que a gente possa dar o suporte e apoio a essas funções", salienta.

    Leia mais: "É uma das maiores enchentes que já vi na vida", afirma vereador que reside em Vila Mariante

    Conforme Rosa, o município está recebendo apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil local, além disso todos os servidores da Administração Municipal estão trabalhando para auxiliar as famílias atingidas. "Estamos focados em servir e ajudar a população neste momento. E estas questões vamos discutir depois com o Governo do Estado, a partir do decreto de emergência."

    O Chefe do Executivo de Venâncio Aires reforça que outros municípios foram mais atingidos, mas que acredita que o Governo do Estado, através do governador, Eduardo Leite, olhará com cuidado e atenção para todas as cidades.