Residindo há 28 anos no interior de Venâncio Aires, Luiz Carlos Rodrigues, afirma que água começou a subir na tarde dessa segunda-feira
Morador de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, há 28 anos, Luiz Carlos Rodrigues, de 54 anos, precisou levantar os móveis de sua residência e retirar os animais da rua para que não fossem atingidos pelo nível da água do Rio Taquari, que segue subindo.
Ele conta que já presenciou diversas enchentes na localidade, mas que a de 2020 segue sendo a maior. "A de anos atrás foi maior, mas estão falando que essa, de hoje, é pra ser maior. Vamos ver o que vai dar, porque está enchendo devagarinho, mas até à noite tem muita água ainda."
Conforme Rodrigues, neste ano foi possível perceber mais cedo o nível da água subindo. Segundo ele, isso aconteceu por volta das 15h30min dessa segunda-feira (4). Essa diferença entre a deste ano e a de 2020, que a água subiu durante a madrugada, foi fundamental para que a família conseguisse se organizar e sair de casa com maior segurança. "Todas as enchentes são diferentes, não são todas iguais como algumas pessoas pensam. Sempre há uma diferença entre elas. Tudo que pegamos aqui [em Vila Mariante] é diferente. Quando percebemos a água subindo foi correr para tirar os animais da rua e levantar móveis", reforça.
Aidna aflito com a situação, o morador do interior de Venâncio Aires diz que não sabe o que fazer até que a água baixe e possa retornar para casa. Quando isso acontecer, terá início o período de limpeza e organização da casa. "Vai ser difícil, porque é tirar uma coisa, limpar outra, organizar mais outra coisa."
Confira mais: Em função das cheias, famílias estão sendo retiradas de suas casas em Vila Mariante
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min