Levantamento considera a redução nos índices de inflação, empregabilidade e acesso ao crédito como pontos positivos
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que o consumidor está mais seguro e otimista com relação às compras pessoais. O atual desempenho – 102,9 pontos na avaliação da CNC – é semelhante ao patamar alcançado em abril de 2015, ou seja, repetindo o desempenho da análise, oito anos atrás. Condições econômicas com a retração da inflação e a geração de empregos ajudam a elevar a confiança na economia e favorecem o desejo por compras das famílias.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, seis indicadores medidos pela CNC fecharam o mês de agosto com alta positiva, desenhando um cenário favorável ao consumo. “O aumento na quantidade de empregos formais, em nível nacional, durante o primeiro semestre deste ano manteve em alta a segurança do trabalhador em ter renda. Este é um fator muito importante, pois o consumidor se preocupa em ter renda para pagar suas compras. Com este critério em alta, ajudado pela contenção da inflação, a condição para o consumidor torna-se muito boa”, analisa.
Spode explica que agosto encerrou com alta na confiança do setor. Após três meses de redução neste índice, o varejo entra na reta final do segundo semestre com mais motivos para acreditar em um período favorável às vendas e ao crescimento do faturamento. “Uma coisa acaba puxando a outra. Estamos falando que o consumidor está mais otimista, o que é muito bom, pois a economia assim favorece; do outro lado, o lojista embarca nesta expectativa positiva, projetando bons negócios a partir de agora”, frisa.
O calendário de vendas do varejo ainda conta com duas importantes datas. Em outubro, o Dia das Crianças, que ao longo da última década passou a desfrutar de um lugar importante, não apenas para o setor de brinquedos, é a primeira delas. “E na sequência vem o Natal, considerada ainda a principal data para o comércio. Mantendo esta projeção e confirmando esta expectativa positiva, poderemos de fato fechar o ano em um patamar diferenciado”, complementa o presidente da entidade.
Leia também: Câmara dos Deputados aprova urgência para limite do juros do cartão de crédito
Notícias relacionadas

Santa Cruz planeja novo estudo para criação de porto seco regional
Plataforma logística permitiria que operações como pesagem e desembaraço aduaneiro fossem realizadas no próprio município

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação busca aproximar poder público do setor empresarial
Em entrevista à Arauto News, secretário Leonal Garibaldi fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Pantano Grande investe em usina fotovoltaica e prevê economia mensal de R$ 100 mil
Objetivo é gerar economia na conta de luz dos prédios públicos e reinvestir os recursos em outras áreas

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros
Despesas essenciais são a prioridade para 26% dos entrevistados em 2025