Diversos bairros do município estão ilhados e moradores necessitam de ajuda
A enchente histórica registrada no Vale do Taquari assustou os moradores de Lajeado. O nível do Rio chegou a 29,15 metros às 11h desta terça-feira (5), conforme medição da Prefeitura de Estrela, no Centro da cidade.
Morador de Lajeado há 50 anos, Aldêmio Constantin, de 68 anos, diz que já presenciou diversas enhentes e cheias, mas nenhuma delas foi parecida com o que está ocorrendo no município. "Eles falam que a de 1941 é a maior. Teve uma forte em 2020, mas essa de hoje é muito maior. Eu moro nessa rua há 35 anos e nunca vi nada nesse nível, nunca vi nada igual", desabafa.
Para Sandra Santos, que também reside no município, a situação é de calamidade. "Essa enchente não é normal. Esta muito além do esperado." Ela conta que tem escutado muitos vizinhos e moradores do Bairro Praia pedindo socorro, "e isso é muito difícil, meu deus", diz emocionada.
Ela revela que muitos barcos tentaram acessar para fazer o resgate, no entanto foram impedidos em função dos fios de energia elétrica. "Por que não desligam a luz? Precisamos salvar essas pessoas. É um sentimento horrível de impotência ouvir as pessoas pedindo socorro e não ter o que fazer."
Leia também: Rio Taquari bate 29,15 metros e registra segunda maior cheia da história
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min