Região

Ministério Público lacra bombas e tanques de três postos de combustíveis de Venâncio Aires

Publicado em: 05 de setembro de 2018 às 18:17 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 13:07
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Ministério Público
  • Foto: EBC/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Operação foi realizada nesta terça e quarta-feira

    Entre ontem e esta quarta-feira (5), a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e a 1ª Promotoria de Justiça local realizaram, em conjunto, atendendo solicitação do Ministério Público de Venâncio Aires, operação de combate à adulteração e eventual vício de qualidade de combustíveis nos postos revendedores do município de Venâncio.

    Na ocasião, foi instalado laboratório móvel de análise de combustíveis nas dependências da Promotoria de Justiça de Venâncio Aires realizando 77 análises referentes a 43 amostras de combustíveis, coletadas em 20 postos revendedores em atividade na cidade, atingindo todas as redes de postos e distribuidoras que comercializam no município. Foram constatadas irregularidades em três postos.

    Foram ajuizadas ações cautelares, tendo sido deferidas liminarmente, conforme solicitação ministerial, medição do volume do tanque, apreensão das últimas três notas fiscais dos produtos impróprios e coleta de amostras para eventual contraprova, bem como a suspensão da comercialização dos combustíveis nos três postos mediante o lacramento das bombas e tanques respectivas. 

    OPERAÇÃO

    Participaram da operação os promotores de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto, da 1ª Promotoria de Justiça de Venâncio Aires, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. As análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), como densímetro eletrônico, analisador de ponto de fulgor, condutivímetro, minidestilador automático, espectrômetro de infravermelho e provetas.

    Já estão agendadas, no decorrer deste ano, outras operações de monitoramento da qualidade de combustíveis em atendimento às solicitações de Promotorias de Justiça do interior do Estado.