Geral

Motivados pela inclusão, atletas correm em Vera Cruz

Publicado em: 05 de agosto de 2017 às 15:15 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:18
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
    compartilhe essa matéria

    Evento foi organizado pela Associação dos Amigos Especiais (Adae)

    Em prol da Associação dos Amigos Especiais (Adae), ocorreu na tarde deste sábado (5), a 1ª Corrida Solidária da instituição. Os percursos foram de 3,8km e 6km. Os sorrisos eram muitos e o sol ainda colaborou. Os motivos para comemorar eram muitos: A prática do esporte, a união de tantos atletas e a oportunidade de correr por uma causa maior. O lucro do evento será revertido à instituição.

    Luiz Carlos Souza, organizador do evento, idealizador da Adae e pai da Eduarda, que tem autismo, viu em sua frente nesta tarde, um evento originário de seu sonho. Já são oito anos de luta por um mundo melhor e menos preconceituoso. Ver a corrida acontecendo, enquanto sua filha brincava na Praça José Bonifácio, o fez sorrir. “Mobilizamos muitas pessoas dentro desse meu sonho e isso é gratificante”, diz.

    E foram muitas pessoas mesmo. 180 inscritos, do sexo feminino e masculino, de cidades como Santa Cruz, Vera Cruz, Rio Pardo, Santa Maria e Candelária. O evento, que teve como apoio a L&Eventos Esportes e Natureza, começou às 16h. Além da corrida, a tarde foi de confraternização entre os integrantes da associação. Houve mateada, venda de camisetas e até coquetel. O objetivo de tanto esforço é falar sobre preconceito, mas também viabilizar a construção de um Centro de Convivência e Lazer para os portadores de necessidades especiais da cidade. E foi esse pensamento que motivou João Francisco Silveira, 22 anos, estudante de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a participar do evento. “Correr, para mim, já é gratificante. Correr e ajudar o próximo se torna ainda melhor”, destaca.

    O vice-presidente da entidade, Marcelo Oscar da Silva, portador de deficiência, agradeceu a presença de todos e comemorou o grande dia; “Agora é hora de eu parar de falar, para vocês correr”, falou animando os atletas. O prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, também se fez presente e parabenizou o trabalho da Adae. Para a condução da corrida e organização do trânsito, a entidade teve apoio da Secretaria de Cultura, de Trânsito e da Brigada Militar.

    Quem venceu?

    Todos os participantes ganharam uma medalha de participação, pelo esforço, pela divulgação da prática de esporte, mas principalmente pelo apoio à entidade. Porém, em cada percurso, foram gratificados com outras medalhas e troféus, as seguintes pessoas:

    Percurso 3,8km:

    1º lugar: Daniel Zimpel de Almeida – 12min20s

    2º lugar: Mateus Pinto Gonçalves – 12min45s

    3º lugar: Marcelo Rech – 12min47s

    Percurso 6km:

    1º lugar: Juliano Kommer – 19min53s

    2º lugar: Fabio Markus – 21min8s

    3º lugar: Paulo César Lange – 21min37s 

    Adae organiza primeira Corrida Solidária

    O mundo após o carinho de Eduarda