Ação da Unimed VTRP contribuiu para entidades assistenciais de Lajeado e Venâncio Aires
Fomentar a solidariedade e melhorar a autoestima de pacientes com câncer. Alicerçada nestes objetivos, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promove, desde 2014, a campanha de doações de cabelos para a confecção de perucas, que posteriormente serão usadas por pacientes em tratamento oncológico. Na semana passada, a ação ganhou destaque com o repasse de 160 mechas de cabelo para entidades assistenciais de Lajeado e Venâncio Aires. As doações são fruto da contribuição voluntária de clientes, colaboradores e pessoas da comunidade.
O primeiro repasse ocorreu em 26 de junho, para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado. A doação feita pela colaboradora Patrícia Aguiar, da área de Gestão da Sustentabilidade, foi recebida pela presidente da entidade, Fabiani Delazzeri, que reforçou a importância do ato para a autoestima das pacientes oncológicas. “Percebemos que, muitas vezes, o maior impacto do tratamento é a queda de cabelo, principalmente para as mulheres. Ficamos felizes em poder ajudar com este trabalho”, salienta. Esta é a segunda vez que a entidade é beneficiada pela campanha da Unimed VTRP. No ano passado, a cooperativa já havia repassado mais de 100 mechas para a Liga. Todo o cabelo foi utilizado na confecção de perucas.
Já no dia 27 de junho foi a vez da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires receber as mechas. A doação foi feita pelas colaboradoras Julia Griesang e Ângela Kaufmann – que atuam na área Comercial da cooperativa no município – e recebida por um grupo de voluntárias. Segundo a coordenadora do projeto na entidade, Dóres Teixeira, a doação vai levar conforto e carinho para as pacientes atendidas pela Liga. “Esse era um sonho muito antigo. Hoje, com a parceria da Unimed, podemos colocar isso em prática. Nossa proposta é criar perucas de fácil manejo e conservação, que possam contribuir para a melhoria da autoestima dessas mulheres. Esse é um trabalho que nos orgulhamos em fazer”, define.
Lenços também podem ser doados
Em 2015, a ação da Unimed VTRP foi ampliada e a cooperativa passou a receber também doações de lenços, incluindo todas as pessoas que, por algum motivo, não podem doar mechas de cabelo.
Para beneficiar cada vez mais pessoas, a campanha segue em busca de novas doações. “O sucesso desta parceria comprova que existem muitas pessoas solidárias, que se importam com o bem-estar do próximo e promovem, com uma pequena atitude, conforto e autoestima em um momento tão delicado. Nossa campanha é permanente e, para que essa corrente do bem possa se espalhar cada vez mais, contamos com o apoio da comunidade”, convida a coordenadora da área de Gestão de Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.
Você tem interesse em ajudar?
A Unimed VTRP é ponto permanente de coleta de lenços e mechas de cabelo nas regiões dos Vales do Taquari, do Rio Pardo e do Jacuí. A cooperativa recebe as doações nos seus pontos de atendimento. Os acessórios podem ser de diversos tamanhos e cores, já as mechas de cabelo devem conter pelo menos 15 centímetros de comprimento, sem restrições quanto a tinturas ou químicas. O cabelo deve estar atado, seco e dentro de um saco plástico. Outras informações podem ser obtidas com área de Gestão de Sustentabilidade, pelo e-mail [email protected].
Notícias relacionadas
Avança trabalho para construção de casas na área do antigo Instituto Penal de Mariante
Estrutura foi demolida em julho por uma empresa de Canoas
Cerimônia marcará início das obras de restauração da antiga Prefeitura de Rio Pardo
Ato de assinatura do começo dos trabalhos ocorre nesta sexta-feira
Administração de Santa Cruz assina pedido para implantação da tecnologia 5G
Objetivo é transformar a Terra da Oktoberfest em uma cidade inteligente e conectada com o futuro
Trânsito de Venâncio Aires terá mudanças ainda neste ano
Um dos pontos que passou por estudo de engenharia é o cruzamento das Ruas Tiradentes com 15 de Novembro