Grupos prioritários

Vacinação contra a gripe tem baixa procura em Santa Cruz

Publicado em: 05 de abril de 2025 às 15:15 Atualizado em: 09 de abril de 2025 às 10:25
  • Por
    Kássia Machado
  • IMAGEM ILUSTRATIVA | PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL
    compartilhe essa matéria

    Campanha de imunização começou no dia 1º de abril, antecipando o calendário nacional que começou oficialmente nesta segunda-feira

    A procura pela vacina contra a gripe está baixa em Santa Cruz do Sul. A informação foi revelada pelo coordenador do Setor de Imunizações do município, Roger Peres, em entrevista à Arauto News 89,9 FM. A campanha de imunização começou no dia 1º de abril, antecipando o calendário nacional que começou oficialmente nesta segunda-feira (7).

    A baixa procura por vacinas é uma tendência observada nos últimos anos, tanto em nível municipal quanto estadual e federal. As metas de vacinação propostas pelo Ministério da Saúde, de 90% para os públicos prioritários, não têm sido alcançadas. “A gente sempre faz o apelo, para que todos aqueles que pertencem aos grupos prioritários da vacinação e depois outras áreas procurem a vacinação contra a influenza. Nós temos o produto, é gratuito. As equipes estão prontas, treinadas para receber as pessoas, mas precisamos que a procura seja maior”, frisou.

    Outra questão relembrada por Peres foi em relação à baixa adesão ainda na campanha contra a influenza do ano passado, com cobertura vacinal entre crianças e idosos alcançando apenas 53% em ambos os grupos. Em 2022, teve uma pequena melhora, chegando a 68% do público-alvo vacinado. “Nos preocupa esse número e por isso a gente busca sempre fazer o esforço para que o produto esteja disponível nas unidades o quanto antes”, salientou.

    A vacinação contra a gripe está em andamento nas unidades de saúde do município. Idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 42 dias pós-parto) e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias estão entre os grupos prioritários para receber o imunizante.

    Leia também