Comunidade prestigiou os desfiles das escolas de samba e atrações musicais
Alegria, animação e muito samba marcaram o CarnaVaires 2025, que reuniu 20 mil foliões entre os dias 1º e 3 de março. Durante os três dias de festa, famílias e apaixonados pelo carnaval lotaram a rua Osvaldo Aranha, em Venâncio Aires, para prestigiar os desfiles das escolas de samba e atrações musicais.
No sábado (01º), nem a chuva desanimou os foliões, que acompanharam a primeira noite de desfiles. Antes da apresentação das escolas, o desfile foi marcado pela entrada da corte municipal, composta pela rainha Luana Inês Henckes, das princesas Adrielle da Silva Mattie e Ana Luiza de Almeida, junto do rei momo Valdir Ferreira. Na sequência, a corte adulta do interior, composta pela rainha Manuela Fengler Etges, do Bloco Os Palmeirenses, princesas Kamile Daiane Schubert, do Bloco Os Imigrantes, e Gabriela dos Santos de Moura, do Bloco Geração 90, além da corte infantil do interior, rainha Larissa Manuela Appelt, do Bloco Os Fofinhos, princesas Milena Jantsch Scheibler, do Bloco Turma da Folia e Manuela Bergmann, do Bloco Trem da Alegria.
Também marcaram presença a corte convidada de Santa Cruz do Sul, através da rainha Cássia Maciel, da Imperadores do Ritmo, princesas Ana Paula Gularte, da Império da Zona Norte e Maristela da Silva Corrêa, da Imperatriz do Sol, e o rei momo Alan Schmidt; e a corte da 17ª Fenachim, a rainha Marina Severo Jantsch, e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila. Também integraram o início do desfile a Escola de Samba Imperatriz do Sol, a ala show, bateria e harmonia da Cultura, Arte, Digital e Experiências (Cadex), ambas de Santa Cruz do Sul, e os blocos da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), com oito blocos adulto e oito da categoria infantil.
Homenageando a história do Carnaval do Interior, a Escola de Samba Unidos da Vila Freese foi a primeira a desfilar, seguida pela Associação Esportiva e Cultural Fiel Tribo Guarani, que celebrou os 20 anos do Sesc Venâncio. A noite também contou com a participação da Associação Beneficente e Cultural Unidos do Guajuviras, de Canoas, encerrando com o tradicional arrastão.
Na segunda-feira (3), com o tempo mais estável, a ordem dos desfiles se inverteu. Com abertura das cortes carnavalescas do município, corte da 17ª Fenachim, além da corte convidada de Estância Velha, composta pela rainha Tainá Campagnoni, princesa Evelim Ferraes e o rei momo Lobão, as escolas de samba Unidos da Vila Freese e a Associação Esportiva e Cultural Fiel Tribo Guarani levaram mais uma vez a alegria e animação à rua principal. O desfile também contou com a participação da escola de samba Embaixadores do Ritmo, de Rio Pardo.
E no domingo (2), o Venâncio Folia levou música e animação para a Rua Osvaldo Aranha, das 16h às 23h. Com a presença de quatro atrações musicais e três cervejarias locais, a programação trouxe de volta as tradicionais marchinhas, além de samba e axé, em um ambiente para toda a família. O evento foi promovido pela Liga do Samba de Venâncio Aires e Prefeitura.
Notícias relacionadas

Imperatriz do Sol vai levar a força de Xangô para a Galvão Costa
Escola de samba mais antiga de Santa Cruz do Sul será a primeira a desfilar no dia 8 de março

Venâncio Aires recebe o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística a partir desta quinta-feira
Evento segue até o dia 18 de março

Embaixadores do Ritmo é campeã do Carnaval de Rio Pardo
Os Candangos ficaram com a segunda colocação, enquanto a Realeza da Vila conquistou o terceiro lugar

Com enredo Exú, Imperadores do Ritmo combate a intolerância religiosa no Carnaval de Santa Cruz
Desfile ocorre no próximo sábado, na Rua Galvão Costa