Investimento previsto é de R$ 261 milhões e seria a fundo perdido, sem necessidade de pagamento de valores pelo Município
Dando sequência às agendas em Brasília, nessa terça-feira (5), a prefeita Helena Hermany reforçou importantes projetos que prometem acabar com os alagamentos na Várzea e também na área central de Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz deve ter nova UPA em funcionamento até o fim deste ano
Acompanhada do deputado federal Heitor Schuch e do secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, Helena esteve reunida com o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Paulo Eduardo Nunes de Moura Rocha.
O Poder Executivo, por meio das secretarias de Planejamento e Governança e de Obras e Infraestrutura, inscreveu dois projetos no PAC Seleções, no valor total de R$ 261 milhões, com o objetivo de resolver os problemas crônicos de inundações e enchentes nas cheias do Rio Pardinho e Arroio Lajeado, que atingem a região da Várzea, e na microbacia dos bairros Centro e Santo Inácio.
As ações propostas são baseadas em estudos realizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB (antiga CPRM), e incluem sistema de monitoramento de cheias, sinalização e demarcação de cotas de cheias, hidrojateamento e limpeza do sistema de drenagem, desassoreamento, canalização e estabilização dos cursos d’água e construção de reservatórios de amortecimento de cheias.
A prefeita Helena Hermany destaca que os recursos seriam a fundo perdido, sem necessidade de pagamento de valores pelo Município. “Pedimos uma atenção especial a estes dois projetos, que resolverão problemas históricos da nossa cidade, trazendo alívio e segurança para milhares de famílias que moram nas áreas citadas”, disse.
Notícias relacionadas
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira