Política

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Cruz defende parcerias público-privadas

Publicado em: 05 de fevereiro de 2025 às 17:01
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em entrevista à Arauto News, Leonel Garibaldi destacou os desafios e as principais iniciativas de sua pasta

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Cruz do Sul, Leonel Garibaldi, destacou os desafios e as principais iniciativas de sua pasta. Com foco na geração de empregos e na desburocratização de processos para novos empreendedores, Garibaldi afirmou que está dando continuidade às ações que defendia anteriormente como vereador do Novo.

    Segundo o titular da pasta, uma das prioridades da secretaria é a elaboração de um Plano de Desenvolvimento para Santa Cruz. Esse estudo tem como objetivo diagnosticar as dificuldades enfrentadas por empresas locais, a fim de propor soluções e o apoio necessário por parte do poder público. “Assim, podemos entender de que forma agir assertivamente. Esse Plano de Desenvolvimento é conhecer a realidade das micro, pequenas, médias e grandes empresas de Santa Cruz do Sul”, explicou.

    Um desafio apontado por Garibaldi é o déficit orçamentário encontrado ao assumir a pasta. Ele destacou que a gestão municipal deve adotar medidas de contingenciamento e que os secretários terão que ser criativos para enfrentar a situação. Porém, ele defende que uma das alternativas é a parceria com a iniciativa privada. “Para ultrapassarmos essas dificuldades orçamentárias, é pelas parcerias público-privadas. […] A gente pode aprimorar os espaços, melhorar a gestão pública. Depende, sim, de muita criatividade e, certamente, da iniciativa privada em apoiar essas iniciativas que o município já construiu. Nós temos condição de fazer essa aproximação do poder público com a iniciativa privada e é para esse fim que iremos trabalhar”, disse.

    O secretário também ressaltou a importância do Gauten Parque Tecnológico, que abriga startups e empresas de inovação, mas que carece de beleza. Para melhorar a infraestrutura do local sem onerar os cofres públicos, Garibaldi pretende encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que permitirá parcerias público-privadas para o embelezamento do espaço, onde empresas interessadas poderão patrocinar melhorias em troca de publicidade.

    A secretaria também tem sob sua responsabilidade a gestão do Banco do Povo, que oferece microcrédito para pequenos empreendedores, e a Casa do Empreendedor, que busca facilitar a abertura de novos negócios.