Justiça determinou a utilização imediata da casa prisional
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) vai iniciar a ocupação das celas do Presídio Feminino de Lajeado, no Vale do Taquari, nesta segunda-feira (9). A medida foi anunciada após reunião, nesta quarta-feira (4), entre a Susepe e o Foro da Comarca de Lajeado para ajustar questões técnicas e administrativas. Inaugurado em novembro de 2016, o presídio de 1.300 metros quadrados é considerado modelo no estado por ter sido construído com recursos oriundos da comunidade local.
"Um dos entraves era a questão da compra dos extintores e a Associação Lajeadense Pró Segurança Pública (Alsepro) comprou os equipamentos hoje mesmo", informou a superintendente da Susepe, Ane Stock. O sistema de gás também foi instalado nesta quarta. A 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) se responsabilizará por toda a logística de transferência das presas. No total, a unidade penal abrigará 84 mulheres.
A obra, no valor de R$ 800 mil, contou com recursos da comunidade, prefeitura e Judiciário. A construção foi concluída em julho do ano passado e a inauguração feita em novembro. Por causa da demora em usar o espaço, o representante da Susepe na região, o delegado penitenciário Eugênio Eliseu Ferreira, responsável por barrar até agora a abertura da casa prisional, acabou demitido pela polêmica. Ele alegava que razões burocráticas impediam a ocupação do presídio. O funcionamento, agora, mesmo que com algumas deficiências estruturais, foi determinado pela Justiça da cidade. Pelo menos dez servidores penitenciários devem trabalhar no local.
Notícias relacionadas

Apreensão de drogas em Herveiras é a maior da história na região
Marca superou duas outras ações recentes e uma mais antiga: relembre as ofensivas

Em aula do Proerd menina denuncia abuso e BM prende acusado
Caso aconteceu em Rio Pardo. Acusado é padrasto de vítima e foi conduzido ao sistema prisional

Colisão entre motos deixa dois feridos em Santa Cruz
Vítimas foram conduzidas pelos Bombeiros e pelo Samu ao Hospital Santa Cruz, onde receberam atendimento

Três homens são presos e mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PRF
Envolvidos foram conduzidos à polícia judiciária de Santa Cruz do Sul junto com os veículos e a droga